Google Maps não terá mais o “modo carro” no app para Android

A função simplificava a experiência de motoristas que usavam o GPS do Google Maps, mas precisavam acessar outras coisas no celular
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 01/02/2024 02h20
google maps
Foto: Runrun2/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Quem utilizava o Google Maps na função carro para Android, não terá mais esse recurso por muito tempo. Foi confirmado pela empresa que essa função deixará de existir nos aplicativos de Android a partir de fevereiro.

Para quem tem pressa:

  • O aplicativo do Google Maps já está avisando por mensagem que o modo carro será desativado em fevereiro
  • Esse modo permitia responder mensagens ou escolher música no celular com poucos toques, sem precisar tirar o GPS da tela
  • A função só existia para Android, e a expectativa é que agora seja possível fazer o que o modo carro permitia com o comando de voz do Google Assistente.

Ao abrir o aplicativo do Google Maps, um aviso diz “Esta visualização será desativada em fevereiro”. Ou seja, os dias do modo carro já estão contados.

Ainda não há uma confirmação da data exata em que essa função será desativada. Pode acontecer já nesta quinta-feira, primeiro dia de fevereiro, ou ao longo do mês. Outros modos do Google Maps devem continuar funcionando normalmente.

Leia mais:

Entenda mais sobre o modo carro do Google Maps

O modo carro funcionava como uma ferramenta dentro do Google Maps que deixava o aplicativo adaptado para uso enquanto a pessoa está dirigindo. Entre seus recursos, era possível acessar o Google Mensagens ou aplicativos de música sem perder a tela do GPS.

Apenas aparelhos Android possuíam essa função, pois ele usava o Google Assistente, que não existe em celulares iOS. A ideia era simplificar a experiência do usuário e permitir que com poucos toques na tela fosse possível acessar múltiplas funções do celular.

O Google Assistente deve continuar disponibilizando ferramentas para o auxílio do motorista. Com o fim do modo carro, o provável é que tudo seja feito por comando de voz, o que traz ainda mais segurança a quem precisa estar concentrado no trânsito.

Escolher uma música por comando de voz enquanto usa o GPS do carro, de fato, parece ser uma ação bem mais segura do que tirar uma das mãos do volante para mexer no celular.

Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.