A Gogoro, líder em troca de baterias para scooters (motinhas) elétricas, anunciou sua expansão nas Américas, começando pela América do Sul. A empresa taiwanesa firmou parceria com a Copec, empresa de energia da América Latina, para lançar sua rede de troca de baterias e os Gogoro Smartscooters no Chile e na Colômbia.

Para quem tem pressa:

  • A Gogoro, líder em tecnologia de troca de baterias para scooters elétricas, anunciou sua expansão para as Américas, começando pela América do Sul;
  • Em parceria com a Copec, empresa de energia latino-americana, a Gogoro lançará sua rede de troca de baterias e os Gogoro Smartscooters no Chile e na Colômbia;
  • As primeiras scooters e estações de troca de baterias da Gogoro estarão disponíveis no segundo trimestre de 2024 na América do Sul. Estas scooters serão disponibilizadas tanto para uso comercial, como para entregadores, quanto para consumidores privados;
  • Originalmente lançada em Taiwan, a empresa expandiu suas operações para vários países asiáticos e agora mira no mercado sul-americano, com planos para iniciar em Santiago, no Chile, e Bogotá, na Colômbia.

As primeiras scooters e estações de troca de baterias GoStations na América do Sul estarão ativas no segundo trimestre de 2024. Essas scooters estarão disponíveis tanto para uso comercial por entregadores quanto para consumidores privados.

Leia mais:

Gogoro nas Américas

Homem e mulher usando scooter elétrica da Gogoro
(Imagem: Divulgação/Gogoro)

O fundador e CEO da Gogoro, Horace Luke, descreveu a parceria com a Copec como um marco na missão da empresa de transformar o transporte urbano globalmente, segundo o Electrek. Ele enfatizou o impacto positivo que a adoção de transporte elétrico sustentável por entregadores pode ter nas cidades, considerando que estes percorrem distâncias significativamente maiores que os consumidores comuns.

publicidade

A Gogoro lançou seu sistema de troca de baterias para scooters elétricas em 2015 e rapidamente se estabeleceu como líder neste nicho, com mais de um milhão de baterias produzidas e quase meio milhão de trocas de baterias realizadas diariamente. Inicialmente lançada em Taiwan, a Gogoro expandiu suas operações para China, Índia, Indonésia, Israel, Cingapura, Coreia do Sul e Filipinas.

A parceria com a Copec envolverá o desenvolvimento de uma rede latino-americana de estações de troca de baterias, a começar por Santiago, no Chile. Além disso, a Gogoro trabalha com a Terpel para operar estações de troca de baterias em postos de serviço em Bogotá, na Colômbia.

Expansão da empresa

Montagem com scooters elétricas da Gogoro
(Imagem: Divulgação/Gogoro)

Em experiências anteriores, a Gogoro realizou testes limitados em novos países antes de implementar operações comerciais em grande escala. No entanto, desta vez, a empresa optou por iniciar imediatamente as operações comerciais, indicando um possível aumento de impulso após o sucesso de suas recentes expansões internacionais.

Arturo Natho, CEO da Copec, ressaltou a importância da implementação do sistema de troca de baterias da Gogoro no Chile e na Colômbia como um marco para a mobilidade elétrica de duas rodas. Para Natho, isso amplia a mobilidade sustentável para mais segmentos da população e gera impacto positivo na região.

Embora a América do Sul não tenha os mesmos níveis de uso de motocicletas da Ásia, a cultura de veículos de duas rodas ainda é forte. E a Gogoro vê um mercado crescente para scooters elétricas. A Gogoro busca países com alta utilização de motocicletas para implantar sua alternativa aos scooters com motores de combustão: os Gogoro Smartscooters com troca de bateria. A rede da Gogoro é a maior do mundo nesse segmento e é vista como padrão na indústria.