O Google possuia uma função em sua página de pesquisa que não existe mais: o cache. Antes, era possível ver uma janela que mostrava uma versão básica da página que estava na lista de resultados, antes mesmo de clicar em qualquer um dos endereços que apareciam.

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A função do “cache” era permitir que você visse as páginas da web como o Google as vê, o que já foi útil em diversas situações para os usuários da ferramenta de pesquisa. Mas o Google afirma que é menos necessário agora que a confiabilidade da Internet melhorou.

“O objetivo era ajudar as pessoas a acessar páginas quando, há muito tempo, muitas vezes você não podia depender do carregamento de uma página. Hoje em dia, as coisas melhoraram muito. Então, foi decidido aposentá-lo”, confirmou Danny Sullivan, representante de pesquisa do Google.

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Basicamente, a internet era mais lenta para muito mais pessoas anos atrás, e a versão cache já permitia uma espécie de “acesso prévio” à página, antes que seu carregamento completo – às vezes mais demorado – fosse concluído. Era útil em uma realidade que hoje, com avanços na qualidade e velocidade da internet, está distante.

Outras utilidades para o Google Cache

Para além da razão já explicada, o Google Cache conseguia ser útil mesmo para quem não precisava visualizar uma página que estava com problemas de carregamento.

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  • Os profissionais de SEO podiam usá-lo para depurar seus sites ou até mesmo manter o controle sobre os concorrentes;
  • Funcionava como uma ferramenta para coletar informações extremamente úteis. Repórteres conseguiram ver exatamente quais informações uma empresa adicionou (ou removeu) de um site, e era uma maneira de ver detalhes que pessoas ou empresas podem estar tentando apagar da web.
  • Caso o site esteja bloqueado na sua região, o cache do Google podia funcionar como uma ótima alternativa a uma VPN, já que mostrava algumas informações úteis do site sem que o bloqueio da região surtisse efeito, algo que só funciona quando o site carrega, e não nos resultados de pesquisa.

Para acessar o cache da página através dos resultados de pesquisa do Google, dois meios eram bastante utilizados: havia um botão “Em cache” que aparecia na parte inferior do painel “Sobre este resultado”, acessível no menu de três botões próximo ao resultado da pesquisa. Essa era a maneira mais conhecida.

No entanto, outro modo bem prático também era o de digitar o prefixo “cache:” a um URL antes de pesquisá-lo para acessar instantaneamente a versão em cache do Google.