O filme francês “Anatomia de uma Queda” recebeu destaque por suas indicações ao Oscar 2024 e por ganhar a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes de 2023. Além disso, lançou a dúvida no ar sobre ser baseado em uma história real.

O suspense dramático realizado pela diretora Justine Triet conta a história de uma mulher, Sandra (Sandra Hüller), que é julgada pelo assassinato do marido Samuel (Samuel Theis). Ele é encontrado morto na neve do lado de fora de um chalé isolado onde morava com a esposa.

Leia mais:

A personagem de Sandra Hüller é uma escritora alemã e tem um filho de 11 anos com deficiência visual, o único que testemunhou o crime. Ela vai a julgamento e a investigação tentará saber se o homem cometeu suicidio ou foi assassinado pela esposa. 

publicidade

Enredo de “Anatomia de uma Queda”

Como a narrativa envolve o espectador de forma a transportá-lo para o júri, as minúcias do caso e o conflito da vida familiar são abordados de forma a parecer um fato real.

Mas, não é. “Anatomia de uma Queda” não é baseado em uma história real. O filme é uma ideia original da diretora Justine Triet e do seu parceiro, Arthur Harari, que também co-escreveu o roteiro. 

Embora o filme se pareça com o gênero de crime verdadeiro, a história e os personagens são totalmente fictícios. A cineasta partilhou que a história foi concebida especificamente para a atriz Sandra Hüller, cujo desempenho no filme “Toni Erdmann” a cativou. 

O próprio longa provoca o questionamento do que é realidade e o que é ficção e apresenta os elementos no processo judicial com muita precisão. E nos coloca como intérpretes de uma realidade em que não sabemos como julgar, quais os motivos e as possibilidades.

Anatomia de uma Queda é um dos principais candidatos ao Oscar 2024, indicado para Melhor Filme, Melhor Realização, Melhor Atriz (Sandra Hüller), Melhor Argumento Original e Melhor Edição. Em cartaz nos cinemas brasileiros desde 25 de janeiro.

  • Anatomia de uma Queda (Anatomy of a Fall)
  • Ano: 2023
  • País: França
  • Classificação: 14 anos
  • Duração: 152 min
  • Direção: Justine Triet
  • Roteiro: Arthur Harari, Justine Triet
  • Elenco: Sandra Hüller, Samuel Theis, Swann Arlaud, Milo Machado-Graner