As redes sociais são o palco principal para a repercussão instantânea dos reality shows e têm o poder de transformar participantes queridos em alvos de cancelamento em questão de horas. Na edição atual do Big Brother Brasil, as reações acaloradas em redes como X e Instagram já indicam que alguns participantes precisarão de um bom trabalho para reverter o chamado cancelamento aqui fora.

Nesse cenário, as assessorias de imprensa entram em ação, implementando estratégias multifacetadas para lidar com crises de imagem. Há quem já tenha conseguido uma reviravolta bem-sucedida nesse aspecto.

Relembre casos:

  • Karol Conká, Lipe Ribeiro e Deolane Bezerra passaram por cancelamentos em suas carreiras.
  • Lipe Ribeiro, conhecido por sua participação no “De Férias com o Ex”, foi criticado e rotulado devido a comportamentos considerados tóxicos em relacionamentos passados.
  • Deolane Bezerra, viúva de MC Kevin, esteve no centro de polêmicas em “A Fazenda 14”, envolvendo-se em situações controversas.

Surpreendentemente, Deolane não só evitou o cancelamento, mantendo contratos publicitários, como também ampliou sua base de fãs. Karol Conká, por sua vez, enfrentou um cancelamento intenso após sua participação no BBB, buscando apoio familiar e tratamento psicológico para superar os desafios emocionais resultantes dessa situação.

A comunicadora e jornalista Gabriella Vivere explicou quais são os passos para prevenir essa situação: “Primeira coisa a fazer é um monitoramento constante das redes sociais e da mídia. Esse acompanhamento detalhado permite uma compreensão aprofundada da situação, fornecendo insights valiosos para o planejamento estratégico”, afirma a Gabriella, que é atualmente a CEO da Vivere Press.

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Estratégia

Uma parte vital do trabalho das assessorias de imprensa é a redefinir a narrativa em torno do cliente. Isso envolve a criação de mensagens positivas e destacar aspectos favoráveis da personalidade do participante, buscando reforçar conexões emocionais com o público. A estratégia visa mostrar que todos podem cometer erros, mas o crescimento e a mudança são possíveis.

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“Quando o cancelamento atinge proporções significativas, as assessorias de imprensa assumem um papel de gerenciamento de crises. Isso envolve a implementação de estratégias específicas para lidar com a imprensa, realizar entrevistas esclarecedoras e, quando apropriado, pedir desculpas públicas”, orienta Gabriella Vivere.

O objetivo principal é minimizar os danos à imagem do cliente, adotando uma abordagem proativa para enfrentar as controvérsias. “Ao construir uma narrativa positiva e transparente, a assessoria visa não apenas reparar a reputação arranhada, mas também reconstruir a confiança do público, destacando o aprendizado e crescimento contínuo do cliente diante das adversidades” conclui Gabriella.

E no BBB 24, quem já está cancelado?

Na atual edição do reality mais popular do país, participantes que entraram como Camarote, ou seja, que já possuíam fama e fãs antes de sua entrada no BBB24, já recebem fortes julgamentos das redes sociais.

É o caso do cantor Rodriguinho. Nas primeiras semanas de confinamento, alguns comentários sobre o corpo de Yasmin Brunet tiveram um efeito bastante negativo nas redes sociais, e imediatamente criaram uma rejeição forte ao músico.

Não foi diferente com Wanessa Camargo. A filha de Zezé Di Camargo se envolveu em um desentendimento que já dura semanas com o pipoca Davi. Implicâncias da cantora com o jovem irritaram internautas nas redes sociais, que acreditavam que Wanessa estava perseguindo Davi excessivamente.

Por fim, MC Bin Laden é outro que está enfrentando um cancelamento nas redes por desavenças com Davi, o preferido do público até aqui. O funkeiro já foi acusado por muitos que assistem o reality de estar cultivando falsidades para jogar outros participantes contra seu rival.