(Imagem: Ivan Kruk/ Shutterstock)
Uma pesquisa encomendada pelo Grupo Alibaba, controlador do AliExpress, aponta que quase sete a cada dez consumidores desistiram de realizar compras online nas últimas semanas porque não quiseram pagar impostos acima da cota de US$ 50, valor imposto pelo programa Remessa Conforme. A maior parte deles pertence às classes C,D e E.
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O levantamento da consultoria Plano CDE ainda afirma que 66% dos entrevistados não efetivaram suas compras após a incidência da taxação e 75% se opõem ao aumento de impostos nas plataformas de e-commerce internacional.
Ainda de acordo com a pesquisa, 87% acreditam que o mais correto seria reduzir taxações de produtos nacionais ao invés de aumentar o imposto dos importados.
Para o AliExpress, nos três meses anteriores à pesquisa (de setembro a novembro de 2023), 94% dos entrevistados tinham realizado compras online, sendo que 44%% deles fizeram transações em plataformas estrangeiras.
Os consumidores também relataram que recorrem às plataformas asiáticas atrás de preços mais atrativos ou indisponibilidade de produtos no mercado nacional, principalmente eletrônicos e roupas. A Plano CDE entrevistou 2.535 pessoas entre os dias 23 de dezembro e 9 de janeiro. As informações são da Folha de São Paulo.
A divulgação da pesquisa acontece no momento em que varejistas e fornecedores brasileiros pressionam o governo federal a derrubar a isenção de impostos para produtos até US$ 50. Nesta semana, 48 entidades dos setores do varejo e da indústria enviaram documento ao ministro da Fazenda Fernando Haddad reclamando de uma “injustificável” demora do governo federal em analisar o retorno do imposto. Elas pedem a taxação completa das compras internacionais e afirmam que estão operando em condições de concorrência desleal.
Esta post foi modificado pela última vez em 5 de fevereiro de 2024 18:13