A inteligência artificial mesmo com tanta utilidade, precisa de certa cautela por questões de segurança de acordo com o MIT(Instituto de tecnologia de massachusetts). (Imagem: Pexels)
A tão discutida regulamentação da inteligência artificial (IA) no Brasil deve ser votada pelo Senado ainda no primeiro semestre deste ano. A projeção é do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco. Em discurso de abertura do ano legislativo, ele afirmou que o Projeto de Lei 2338/2023 deve ser apreciado até o mês de abril.
Leia mais
O senador ainda manifestou que é preciso avançar na regulação das redes sociais, sobretudo no que diz respeito à responsabilização pela veiculação de informações e eventuais punições. As informações são do portal Tele.Síntese.
É imperativo avançarmos na regulação da inteligência artificial e das plataformas de redes sociais, principalmente quanto à imposição de responsabilidades na veiculação de informações, a fim de mitigar externalidades negativas e, ao contrário, potencializar benefícios à sociedade de tecnologias que têm esse potencial disruptivo.
Rodrigo Pacheco, presidente do Senado
O PL 2338/23 propõe a criação de dois níveis de grau de risco da IA: o excessivo, cujas aplicações serão proibidas; e de alto risco, que deve ser avaliado e monitorado antes e durante seu uso.
Esta post foi modificado pela última vez em 6 de fevereiro de 2024 15:03