Estes são alguns destaques da edição desta terça-feira (06):

Dia da Internet Segura 2024: as ameaças cibernéticas (e como se proteger)

Construir uma internet mais positiva, com o uso consciente e responsável por todos que acessam a web. Foi pensando nisso que a rede europeia Insafe criou o Dia da Internet Segura. Em 2024, o dia, na verdade, abarca dois dias: esta terça (06) e quarta-feira (07). Para falar sobre essa data e sobre como nos proteger no mundo digital, recebemos o Arthur Igreja, especialista em tecnologia e inovação.

Governo de SP bloqueia acesso a redes sociais e streamings em escolas estaduais

O Governo de São Paulo anunciou o bloqueio de aplicativos e plataformas de redes sociais, como Instagram, Facebook e TikTok, e streamings pela internet Wi-Fi e cabeada em ambientes escolares. A medida passou a valer a partir desta segunda-feira, 5 de fevereiro, e visa otimizar o uso da infraestrutura pedagógica.

La Niña vem aí: e também, aumento na conta da luz

O El Niño está se dissipando e em breve será substituído por La Niña. Mesmo com as chuvas intensas, o nível de vazão dos rios ficou abaixo da média histórica, e a previsão é que os reservatórios das hidrelétricas não tenham capacidade para atender à demanda de energia, resultando no aumento do uso de termoelétricas durante a transição.

publicidade

É possível deixar a indústria mais sustentável hoje. Saiba como!

As emissões de carbono do setor industrial correspondem a um quarto do total e parecem impossíveis de ser evitadas. Um novo estudo da Universidade de Leeds, no Reino Unido, mostrou que não é bem assim e até 85% das emissões atuais podem ser poupadas ao aderir a tecnologias de captura e armazenamento de carbono ou mudar de combustível para hidrogênio ou biomassa.

IA decifra pergaminhos carbonizados na destruição de Pompeia há 2 mil anos

Pergaminhos de cerca de 2 mil anos queimados na erupção do vulcão Vesúvio, que destruiu a antiga cidade romana de Pompeia, foram parcialmente decifrados através do uso da inteligência artificial. Os esforços para traduzir estes documentos antigos fazem parte de um concurso chamado “Desafio do Vesúvio”.

O Olhar Digital News é exibido de segunda a sexta em nossas redes. Acompanhe!