A funcionalidade “Circule para Pesquisar” foi implementada pelo Google recentemente e utiliza inteligência artificial para aprimorar as pesquisas na internet. De forma mais detalhada, é possível realizar buscas online ao circular, rabiscar ou destacar os elementos de uma foto. A seguir, confira cinco ideias do que pesquisar na busca inteligente do Google.

Leia mais:

Encontre produtos

produtos cosméticos
Reprodução: Michela Ampolo/Unsplash

Ao se deparar com imagens na internet que oferecem produtos de seu interesse, é possível circular o produto e a IA do Google fará uma busca automática na internet para achar o que foi circulado.

Por exemplo, se você vê produtos cosméticos no fundo de uma foto, é possível circulá-los e a inteligência artificial do buscador pode encontrar informações sobre esse item, como marca, nome, ativos, e benefícios para pele. Essa intuitividade serve para outros produtos também, como bolsas, roupas, joias e praticamente qualquer outro objeto que você tenha interesse em encontrar.

publicidade

Descubra a receita de uma comida

Além de te mostrar o que um recorte de imagem é e o que ele significa, também é possível adquirir informações mais detalhadas ao fazer perguntas à inteligência artificial generativa. Por exemplo, uma circular a imagem de um cachorro-quente, a IA irá identificá-lo imediatamente, informá-lo sobre o que ele é e mostrar diferentes imagens de comidas semelhantes; contudo, uma barra de busca fica disponível também, e se você digitar/falar uma pergunta mais complexa, ela será respondida com base na imagem que você circulou.

Em outras palavras, ao destacar a imagem do cachorro-quente, você pode perguntar coisas como “do que é feito?” e “qual o passo a passo para prepará-lo?”, e o Google irá ensiná-lo imediatamente. No caso de pratos mais complexos, como tortas e bolos, ao serem identificados corretamente, você poderá adquirir diferentes tipos de receitas de maneira muito mais simples apenas ao fornecer o recorte de uma imagem para o Google.

Pesquise por destinos turísticos

circule para pesquisar destinos turísticos google
Divulgação: Google

Ao circular uma montanha em uma foto, o Google pode identificar a origem da imagem e você pode questioná-lo sobre o que um turista pode fazer neste lugar. O resultado desta pergunta pode informá-lo, com pouquíssimos toques na tela, atividades típicas da região, os melhores lugares para tirar foto, destinos românticos e muito mais.

Aumente seu vocabulário

Durante a leitura de livros digitais ou matérias jornalísticas, é comum encontrarmos palavras ou expressões que desconhecemos. Então, ao invés de minimizar uma janela e perder alguns segundos abrindo um software de pesquisa e digitando uma pergunta, agora você pode apenas acionar o “Circule para Pesquisar” e sublinhar a palavra: em seguida, você terá acesso a verbetes que informarão sobre o significado da palavra e suas aplicações.

Acesse o cardápio de restaurantes

Imagem mostra um balcão branco com quatro cadeiras amarelas, e luminárias penduradas no teto; o espaço é a parte interna do Bumble Brew, restaurante físico do aplicativo de econtros Bumble
Crédito: Bumble/Float Studio

Em uma conversa entre amigos em um aplicativo de mensagens, você pode selecionar o nome de um restaurante que tenha sido citado no chat e, sem sair da conversa, você obtém diferentes informações sobre o local –– como, por exemplo, acesso ao cardápio do estabelecimento, o que irá ajudá-lo a informar seus amigos mais rapidamente sobre o que é servido no local.