No final de 2023, a Uber lançou um recurso destinado a jovens, para que eles solicitem corridas sob a supervisão de pais e responsáveis. A ferramenta chama Uber Adolescentes, e permite monitorar pelo app as viagens de pessoas de 12 a 18 anos, do embarque ao desembarque.

Com isso, sempre que o menor de idade solicitar uma corrida, os responsáveis serão notificados sobre a viagem, recebendo atualizações em tempo real sobre o percurso. Caso perceba algo que parece errado, o responsável pode até ligar para o motorista.

Leia mais:

De acordo com a empresa, a função surgiu com a necessidade de uma alternativa para os jovens se deslocarem sob supervisão dos responsáveis.

publicidade

Um levantamento feito nos Estados Unidos, mostrou que usuários já tiveram que escolher entre levar filhos a algum lugar, ou comparecer em um compromisso profissional. Além disso, 40% dos jovens já deixaram de ir a um evento ou atividade por falta de uma alternativa de mobilidade.

Conheça abaixo como funciona o recurso, além de como criar e como usar a conta Uber Adolescentes.

Como funciona o novo serviço da Uber?

Imagem: Divulgação

O novo recurso da Uber torna o monitoramento da corrida uma ferramenta padrão para usuários menores de idade. Antes, já era possível compartilhar informações da corrida em tempo real para contatos salvos no telefone, para garantir mais segurança.

Os adolescentes que usarem o serviço terão acesso automático aos recursos de segurança conhecidos, como a confirmação por código (U-Código), gravação de áudio (U-Áudio), U-Ajuda, entre outros.

Sendo assim, a experiência dos usuários menores de idade é praticamente a mesma, mas contando com recursos adicionais para dar mais seguranças aos responsáveis.

Como criar uma conta Uber Adolescentes?

Imagem: Divulgação

Para criar uma conta Uber Adolescentes, é preciso ter um perfil familiar no app Uber. Através dele, o responsável pode convidar o adolescente para criar uma conta, que vai receber um link para baixar o app no celular.

O menor de idade então cria a nova conta, e conclui o processo obrigatório de conteúdo educativo de segurança. No fim, a conta é vinculada à do responsável, e já pode solicitar corridas.

Imagem: Divulgação

Todos os recursos de segurança (exceto a gravação de áudio) são habilitados por padrão. Por enquanto, o Uber Adolescentes chega a poucas cidades brasileiras, incluindo Campinas (SP), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Sorocaba (SP) e São José dos Campos (SP).