A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está sendo emitida no Maranhão. O estado já estava emitindo o documento de maneira piloto nas cidades da Grande Ilha: São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa. Agora, o serviço foi expandido para todo o território maranhense. Mas, você sabe como fazer o novo RG? O Olhar Digital traz todas as informações.

Leia mais:

O que é o CIN?

O CIN é o documento que vai substituir o RG. Com ele, o Governo Federal quer construir a Base da CIN, que vai compor o Serviço de Identificação do Cidadão, facilitando o uso dos dados internamente por todos os órgãos públicos federais.

Assim, quando a pessoa for ser atendida em um local, como um posto de saúde, por exemplo, os dados de identificação vão estar disponíveis para o atendente em tempo real.

publicidade

Além disso, o documento vai conter apenas um número, o de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). A primeira via e renovações, tanto em papel, quanto a versão digital que ficará disponível no Gov.br, são gratuitas. Outro ponto interessante é a presença de um QR code, que permite verificar a autenticidade e saber se o documento foi furtado ou extraviado. 

O modelo digital pode vir com outros dados, como o Título de Eleitor, Habilitação, Reservista e Carteira Profissional. A nova identidade também segue os padrões internacionais, pois possui o código MRZ (Machine Readable Zone), que é o mesmo utilizado em passaportes, permitindo assim, a entrada em países do Mercosul. Em outros países ainda é necessário o passaporte.

Como fazer o CIN?

Os moradores das cidades da Grande Ilha podem emitir o CIN no Instituto de Identificação do Maranhão (Ident-MA), na Rua da Palma, Centro de São Luís, e nos postos de Ident que estão nas unidades do Viva/Procon.

Nos outros municípios do estado, o CIN pode ser feito nas unidades do Viva/Procon e nos postos conveniados com as prefeituras municipais. Todavia, antes de ir ao Viva/Procon, é necessário fazer um agendamento por meio do site: seati.segov.ma.gov.br/procon/agendamento/

No dia agendado, leve a certidão de nascimento ou de casamento (original ou cópia) e o RG atual (caso possua).

Veja o passo a passo para fazer o agendamento

Tempo necessário: 1 minuto.

  1. Preencha a primeira parte com os seus dados pessoais

    CIN Maranhão

  2. Escolha a unidade mais próxima de sua residência

    Para isso, clique na seta localizada no canto superior direito da tela e seguida toque em cima do nome da cidade mais próxima. CIN Maranhão

  3. Em serviços, escolha a opção RG (2ª via de RG)

    Toque na seta no canto superior direito e depois clique em RG (2ª via de RG).
    CIN

  4. Escolha a data

    Clique na barra onde tem “dd/mm/aaaa” e em seguida escolha a data.

    Obs: A data depende da disponibilidade de vagas. É necessário ver se no dia que você deseja tem vaga, se não tiver, tente uma outro.

  5. Selecione a hora

    Arraste o circulo azul para escolher o horário.

  6. Clique em “Agendar”

    CIN