Uma descoberta um tanto curiosa foi feita por pesquisadores da Universidade de Stanford. A pesquisa dos especialistas chegou a conclusão de que a melhor maneira de prolongar a vida útil de uma bateria de metal de lítio de um carro elétrico é… descarregá-la.

O estudo, chamado “Descansar restaura o desempenho de baterias de metal de lítio descarregadas”, foi publicado no último dia 7 na Nature. A descoberta é que descarregando e deixando a bateria descansar por algumas horas tem a capacidade de restaurar a capacidade da bateria e ainda melhorar o desempenho geral.

Leia mais:

​”Procurávamos a maneira mais fácil, barata e rápida de melhorar a vida útil do ciclo do metal de lítio. Descobrimos que, ao deixar a bateria no estado descarregada, a capacidade perdida pode ser recuperada e o ciclo de vida aumentado”, afirma Wenbo Zhang, co-autor do estudo e estudante de doutorado em ciência e engenharia de materiais em Stanford.

publicidade

“Essas melhorias podem ser obtidas apenas reprogramando o software de gerenciamento de bateria, sem custos adicionais ou alterações necessárias em equipamentos, materiais ou fluxo de produção”, acrescentou Zhang.

A importância de estudos como esse impacta em como o mercado de carros elétricos pode trabalhar na fabricação dos modelos, melhorando sua capacidade de adaptação da tecnologia de metal de lítio às condições do mundo real, tornando seu produto melhor para os clientes.

Como aplicar essa descoberta na vida real?

  • Há estimativa de que, nos Estados Unidos, o motorista médio passa cerca de uma hora por dia dirigindo; ou seja, descansar a bateria do carro elétrico por horas não seria impossível;
  • Um carro elétrico padrão pode ter quatro mil baterias dispostas em módulos controlados por um sistema de gerenciamento de bateria;
  • Em bateria de metal de lítio, esse sistema de gerenciamento existente pode ser programado para descarregar completamente um módulo individual, permitindo que sua vida útil se prolongue.