Prepare o casaco: frente fria muda o tempo na região Sudeste

Parte do estado de São Paulo vai registrar chuvas fortes até a quinta-feira; termômetros podem cair para os 17ºC depois de um Carnaval quente
Bob Furuya14/02/2024 11h51, atualizada em 14/02/2024 14h38
shutterstock_2347407137-1
Imagem: ninekrai/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Depois de um Carnaval quente, a temperatura vai dar uma trégua em parte da região Sudeste do país. A chegada de uma frente fria já provocou chuvas em algumas áreas de São Paulo e deve avançar ao Rio de Janeiro até o fim desta quarta-feira (14). O calor na capital fluminense, porém, vai continuar, com os termômetros marcando 26º até o domingo.

Em São Paulo, a história será um pouco diferente. A chuva forte que caiu na noite de terça-feira trouxe um ar gelado pela manhã. À tarde, o tempo deve esquentar um pouco, mas nada absurdo, como nos últimos dias.

A partir de quinta-feira (15), a capital paulista deve ter mínimas de 17º C e máximas de 21º C. A temperatura só deve voltar a subir no fim de semana, com a possibilidade de mais chuvas, que devem persistir na semana que vem.

Leia mais

A situação deve ser a mesma na região sul de Minas Gerais, que fica colada no estado de São Paulo. O norte mineiro, por outro lado, ainda terá altas temperaturas nesta quarta-feira, assim como todo o Espírito Santo.

Nestes locais, a temperatura começa a virar somente no fim da semana, com previsão de temporais até domingo.

As informações são da Climatempo.

Atenção para chuva forte

  • De acordo com a Climatempo, há risco de chuva forte nesta quarta-feira na Grande São Paulo e em todo o estado de São Paulo.
  • A chuva volumosa pode causar transtornos para quem mora em cidades como Sorocaba, Campinas, São Bernardo e São Caetano.
  • Municípios do Vale do Paraíba, do Vale do Ribeira, do litoral norte e do litoral sul também correm o risco de sofrerem com as tempestades.
  • De acordo com a Defesa Civil de São Paulo, os temporais devem cair até quinta-feira.
https://www.instagram.com/p/C3QPIiKriwp/?igsh=N2Y5cHdwdWg2cHRy
  • Lembrando que o clima aqui no Brasil ainda sofre com os efeitos do El Niño.
  • O calor excessivo dos últimos dias, aliado a essas pancadas de chuva acima da média têm ligação com o fenômeno climático.
  • De acordo com os meteorologistas, o El Niño deve começar a perder força até março.

Serviço de alerta da Defesa Civil-SP

A Defesa Civil informa que qualquer cidadão residente no estado de São Paulo pode se cadastrar para receber alertas de risco de desastres naturais direto no celular, gratuitamente, por mensagens de texto.

Esse serviço existe desde 16 de novembro de 2017 e foi inspirado em protocolos adotados no Japão e Estados Unidos, por exemplo. Só que lá o problema são furacões e terremotos. Por aqui, os alertas são para chuvas fortes, enchentes e deslizamentos de terra.

Os alertas são curtos, com até 160 caracteres, e visam apenas informar sobre um possível risco.

Para receber gratuitamente a notificação da Defesa Civil Estadual, basta enviar um SMS para o número 40199 com o CEP do seu interesse.

Vale destacar que os alertas de SMS são acessíveis a todos os celulares, sem necessidade de pacote de dados.

As informações são da própria Defesa Civil.

Bob Furuya
Colaboração para o Olhar Digital

Roberto (Bob) Furuya é formado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atua na área desde 2010. Passou pelas redações da Jovem Pan e da BandNews FM.