Conheça a incrível “cidade de gelo” da China

O Harbin Ice-Snow World tem cerca de 250 mil metros cúbicos de gelo e neve transformados em paisagens e esculturas incríveis
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 16/02/2024 02h20
cidade-de-gelo-1
Imagem: kikujungboy CC/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Esculturas gigantes feitas de neve e gelo são uma das principais atrações do Festival Harbin Ice and Snow Sculpture, um dos eventos de inverno mais conhecidos do mundo. Celebrado na cidade de Harbin, no norte da China, ele reúne multidões de turistas de todo o planeta.

Leia mais

O evento nasceu de uma tradição antiga de esculpir lanternas de gelo, uma maneira prática de impedir que o vento apague as chamas. O fogo não se extingue porque está envolto em gelo, que não derrete por causa das temperaturas abaixo de zero na região.

Na década de 1980, anos após a Revolução Cultural, as lanternas se consolidaram como uma forma de expressão artística e passaram a ser famosas em todo o mundo. O número de visitantes, com isso, aumentou e tornou a celebração uma das mais populares da China.

O primeiro Festival Internacional de Gelo e Neve de Harbin foi realizado em 1985. Em 1999, para saudar o novo milênio de 2000, o governo municipal construiu o Harbin Ice-Snow World, uma espécie de Disneylândia brilhante, gelada e repleta de neve.

Desde então começaram a se tornar populares na região os contos de fadas sobre o tema. Além de criar uma cena turística movimentada na província mais ao norte da China, o gelo e a neve também estão impulsionando a economia local. As informações são da Isto É.

Harbin Ice-Snow World reúne milhares de visitantes na China (Imagem: Pises Tungittipokai/Shutterstock)

Neve “aquece” a economia da região

  • O Harbin Ice-Snow World tem cerca de 250 mil metros cúbicos de gelo e neve transformados em paisagens e esculturas incríveis.
  • Além das esculturas impressionantes, os visitantes podem se aventurar a descer em um escorregador de 500 metros de comprimento (feito inteiramente de gelo, é claro).
  • A cidade também conta com diversas atrações, como competições de esqui e snowboard.
  • Com isso, a indústria de fabricação de equipamentos esportivos de inverno está crescendo na região, impulsionando a economia local.
  • A produção de patins no gelo, esquis e snowboards, por exemplo, está em alta e atrai investimentos e gera milhares de empregos na área.
  • As empresas voltadas para a realização de testes de carros em superfícies lisas, com ênfase no funcionamento de pneus e sistemas de freios, também migraram para a região.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.