A Apple confirmou que removeu progressivamente o suporte a aplicativos web – aqueles que não precisam ser baixados nem instalados – na tela inicial do iPhone na União Europeia (UE). Ou seja, não era um bug das versões beta do iOS 17.4. A informação consta no site da empresa voltado para desenvolvedores, conforme apontado pelo 9to5Mac.

Para quem tem pressa:

  • A Apple confirmou a retirada progressiva do suporte para aplicativos web na tela inicial do iPhone na União Europeia (UE). Ou seja, não era bug;
  • A empresa justificou a remoção pela complexidade de adaptar os aplicativos web à nova arquitetura exigida pela legislação da UE. A Apple citou a inviabilidade de implementar mudanças sem comprometer segurança e privacidade;
  • Agora, os sites adicionados à tela inicial do iPhone funcionam apenas como favoritos, eliminando a funcionalidade independente dos aplicativos web, como notificações push e armazenamento local;
  • A atualização iOS 17.4 implementa várias alterações para os usuários na União Europeia, incluindo a adição de sideload e lojas de aplicativos alternativas, além de permitir que navegadores de terceiros usem “motores” próprios.

Segundo a Apple, a remoção do suporte ocorreu porque trazer os aplicativos web para conformidade à Lei de Serviços Digitais envolveria “uma arquitetura de integração completamente nova”. No entendimento da empresa, “não é prático” desenvolver em cima de mudanças exigidas pela nova legislação.

publicidade

Leia mais:

Além disso, a Apple argumenta que os aplicativos web são construídos “diretamente no WebKit”, o motor usado pelo Safari, navegador da empresa. Isso permite que os aplicativos web “se alinhem ao modelo de segurança e privacidade para aplicativos nativos no iOS”, segundo a empresa.

publicidade

Com a mudança para o iOS 17.4, sites adicionados à tela inicial agora agem apenas como favoritos que abrem uma nova aba em seu navegador, em vez de serviços (potencialmente) independentes capazes de emitir notificações, por exemplo.

iPhone e aplicativos web na União Europeia

iPhone
(Imagem: guteksk7/Shutterstock)

O desenvolvedor Maximiliano Firtman afirmou [https://twitter.com/firt/status/1757704444991426812], na quarta-feira (14), que os aplicativos web ainda pareciam desativados na terceira versão beta do iOS 17.4, lançada na terça-feira (13). Até então, acreditava-se que era um bug.

publicidade

Os aplicativos web abertos no Safari não oferecem mais notificações ou armazenamento local de longo prazo, segundo o site MacRumors. Resultado: alguns usuários perderam dados e notificações em aplicativos já instalados em seus iPhones.

O iOS 17.4 inclui mudanças importantes para usuários na UE como parte dos planos da Apple para cumprir com a Lei de Serviços Digitais. A atualização trará a possibilidade de sideload e lojas de aplicativos alternativas para o iOS e permitirá que navegadores de terceiros usem seus próprios “motores”.