Confira o Olhar Digital News na íntegra (16/02/2024)

Colapso em uma corrente oceânica, preocupações com a Floresta Amazônica e os cometas que iluminarão os céus em 2024. Veja os destaques do dia
Por Júlia Dal Rovere, editado por Bruno Capozzi 16/02/2024 21h14, atualizada em 16/02/2024 21h30
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Estes são alguns destaques da edição desta sexta-feira (16):

O que acontece se uma corrente oceânica colapsar?

Como já vimos aqui no Olhar Digital News, um estudo recente reforçou a possibilidade de que a corrente oceânica do Atlântico entre em colapso. Em julho de 2023, uma pesquisa mostrou que a corrente AMOC, sigla em inglês que remete a “Circulação Meridional do Atlântico”, estava ficando mais lenta e menos resiliente. Um impacto nessa circulação oceânica significa mudanças dramáticas em todas as partes do mundo. Para entender melhor esse assunto, recebemos a Karina Bruno Lima, que é mestre em Geografia, doutoranda em Climatologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e divulgadora científica.

Arte rupestre passou informações a 100 gerações pré-históricas argentinas

Uma análise de pinturas rupestres localizadas no interior de uma caverna no extremo sul da Argentina sugere que estas obras são muito mais antigas do que se imaginava. De acordo com os pesquisadores responsáveis pelo trabalho, a arte rupestre ali localizada data de até 8.200 anos e pode ter servido como forma de comunicação através de 100 gerações.

eCopter: veículo elétrico voador promete viagens confortáveis para dois

O eCopter é um novo veículo elétrico voador para o segmento de táxis aéreos inovadores, onde os eVTOLs (veículos elétricos de pouso e decolagem verticais) têm se destacado como “novidades da vez”. Acontece que a criação da startup austríaca FlyNow Aviation é diferente das versões que se parecem bastante com drones quadricópteros ampliados.

Floresta Amazônica caminha para colapso irreversível, diz estudo

Um estudo promovido por cientistas brasileiros serve como novo alerta sobre o futuro da floresta amazônica. De acordo com eles, até 2050, quase metade da Amazônia poderá ter atingido o chamado ponto de não retorno, quando o bioma sofre danos irreversíveis e entra em colapso.

Olhar Espacial: o desfile dos cometas de 2024

Ao contrário do desfile das escolas de samba, que anualmente brilham na avenida, cometas são como astros caprichosos, convidados imprevisíveis.

O Olhar Digital News é exibido de segunda a sexta em nossas redes. Acompanhe!

Júlia Dal Rovere
Redator(a)

Júlia Dal Rovere é estudante de jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e redatora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.