A montadora japonesa Nissan planeja voltar ao topo do mercado de elétricos com um velho conhecido do público.

Quando foi lançado em 2011, o Nissan Leaf era revolucionário. Foi um dos primeiros EVs acessíveis, o que atraiu os consumidores em grande escala.

publicidade

Foram mais de 670 mil exemplares vendidos até o ano passado, sendo 184 mil apenas nos Estados Unidos.

Leia mais

publicidade

Apesar do sucesso inicial, a empresa não conseguiu se manter no foco. A segunda geração veio em 2018, mas não foi tão impactante quanto o antecessor.

Em 2023, as vendas do Leaf caíram 41%, para apenas 7.152 unidades no total.

publicidade

Ao mesmo tempo, Hyundai, Tesla, BYD e outras marcas começaram a oferecer alternativas mais acessíveis e eficientes.

Diante disso, a Nissan planeja uma reformulação do Leaf, que deve chegar a partir do ano que vem – e de cara nova.

publicidade

Visual mais moderno

(Foto: Nissan/Reprodução)
  • As primeiras imagens mostram que o próximo Leaf deverá mudar até mesmo de carroceria e, na prática, será um SUV agora.
  • Detalhes específicos ainda são desconhecidos, mas tudo indica que a inspiração visual virá do conceito Chill-Out apresentado em 2021.
  • Na apresentação desse conceito, a Nissan o descreveu como capaz de oferecer “altos níveis de conforto e uma experiência de direção energizante”.
  • Além disso, classificou esse conceito como um “paraíso móvel” graças ao seu interior confortável e carregado de tecnologia.
  • Apesar de poucas informações, é quase certa que a companhia japonesa vai aumentar a potência das baterias em relação aos modelos atuais.
  • Hoje, o Leaf de segunda geração oferece apenas 215 milhas no seu nível mais eficiente.
  • As novas baterias serão supostamente até 30% mais densas que as atuais, o que deve significar pelo menos 370 quilômetros de alcance mínimo.

Lançamento e preço

Voltamos aqui para o campo das especulações, mas a previsão nos bastidores é que o novo Leaf seja lançado a partir da metade do ano que vem, mas com produção prevista para começar no Reino Unido em 2026.

É provável, portanto, que Leaf chegue a outras partes do mundo somente em 2026 mesmo.

O preço também é um enigma, mas não deve ser muito mais caro que os carros atuais.

A versão básica sai hoje por US$ 29.280 nos EUA. Com upgrades, o SV Plus custa US$ 37.330.

Com a inflação do período, a expectativa é que esses valores subam um pouco até o fim do ano que vem.

A montadora, no entanto, não pode encarecer muito o produto, ainda mais depois de a Hyundai apresentar um moderno Kona Electriccom com preços a partir de US$ 34.010.

Lembrando que esses são os valores do mercado internacional. Nos EUA, por exemplo, o Leaf é um dos EVs mais baratos. No Brasil, porém, um Leaf 2023 não sai por menos de R$ 230.000!

As informações são do Motor1.