Menor estrela do espaço é sete vezes maior que a Terra; conheça

Menor estrela do mundo quebrou outro recorde: é o sistema binário de seu tipo mais rápido a realizar uma órbita
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Rodrigo Mozelli 20/02/2024 20h37, atualizada em 21/02/2024 21h03
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Pesquisadores da Universidade Tsinghua (China) encontraram a menor estrela do espaço. O astro recém-descoberto fica a 2.760 anos-luz da Terra e é sete vezes maior do que nosso planeta – e, ainda assim, é pequena.

Além do tamanho, o astro, batizado de J0526B, quebra outro recorde: ele leva apenas 20,5 minutos para orbitar sua estrela vizinha, o menor tempo já observado.

Leia mais:

Menor estrela já vista

A estrela J0526B faz parte de sistema binário, que consiste em duas estrelas orbitando um centro de massa comum.

Sua dupla é a J0526A, uma anã branca com cerca de 74% da massa do Sol. Segundo os pesquisadores da universidade, ela é rica em oxigênio e carbono.

Já a J0526B, a menor estrela já encontrada, é uma sub-anã quente com 30% da massa do Sol e raio sete vezes maior que o da Terra. Para se ter uma noção, o raio de Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar, é 11,2 vezes maior que nosso planeta.

As duas juntas foram o sistema TMTS J0526 e levam 20,5 minutos para se orbitar. Esse é o menor período já observado em sistema binário.

Estrela anã branca no espaço
Representação de anã branca (Imagem: 32 Star Sprites/Wikimedia Commons)

Como descobriram a J0526A

  • A menor estrela do espaço foi encontrada usando o telescópio Huateng Telescope for Survey, que tem ajudado cientistas a descobrir mais sobre sub-anãs;
  • No entanto, a J0526A é invisível ao telescópio;
  • O estudo, publicado na Nature, explicou que a estrela foi descoberta porque ela é tão densa que sua força gravitacional alterou a forma esférica da “estrela irmã”, que ficou deformada no formato de um ovo;
  • Eles também lembram como isso é um recorde para sistemas binários de uma estrela anã e sub-anã, mas não um recorde absoluto: o sistema HM Cancri é binário com duas anãs brancas e é o mais rápido já descoberto, levando apenas 5,4 minutos para completar uma órbita.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.