Coleta de lixo pode ser um trabalho demorado e maçante, especialmente para os funcionários envolvidos. Um novo robô da ZenRobotics usará IA para contornar o problema.

A empresa desenvolveu duas versões de robôs de coleta. Eles usam inteligência artificial e podem separar mais de 500 resíduos diferentes e podem ser instalados em fábricas ou locais de coleta, dizem os criadores.

Leia mais:

Robô de coleta de lixo da ZenRobotics

Esta já é a quarta versão do robô da ZenRobotics. A empresa ganhou notoriedade em 2011, mas, na época, o dispositivo não tinha previsão de entrar em serviço comercial.

publicidade

Este ano, a tecnologia avançou para quarta geração e com melhorias significativas em relação aos antecessores. Todos eles seguem a mesma proposta de instalação em fábricas, usinas de resíduos, lixões ou outros locais de coleta e separação de lixo para substituir o trabalho manual.

O robô é instalado em uma unidade da esteira de separação chamada célula. Então, conforme os objetos descartados passam pela esteira, um sistema de reconhecimento de materiais feito com IA identifica cada tipo de resíduo, comanda o braço agarrador para pegá-lo e o descarta na lixeira daquele material.

O sistema pode reconhecer, por exemplo, plástico, madeira, metal e vidro:

Fast Picker 4.0 (Foto: ZenRobotics/Reprodução)

As versões anteriores tinham um único sistema de reconhecimento que fazia a identificação dos materiais para todas as células de coleta. Já a quarta geração, o ZenRobotics 4.0, tem um sistema de reconhecimento para cada célula da esteira, o que, segundo a empresa, aumenta a precisão e a eficiência da máquina de 60 a 100% em relação às versões anteriores.

Versões do robô de coleta

Segundo o site Insteresting Engineering, o ZenRobotics 4.0 tem duas versões: o Heavy Picker 4.0 e o Fast Picker 4.0.

  • O Heavy Picker pode separar itens de até 40 kg cada, fazendo 2.300 coletas por hora;
  • Já o Fast Picker coleta itens de no máximo 1 kg cada, mas pode agarrar 4.800 objetos por hora;
  • A ZenRobotics sugere que as duas versões podem ser usadas uma como complemento da outra. Enquanto o Heavy Picker pode começar separando o lixo pesado, o Fast Picker pode vir depois na esteira, separando os itens leves com mais rapidez.

Veja o Fast Picker 4.0 em ação: