Tribo norte-americana vai construir fazenda solar de US$ 1 bilhão nos EUA

Com 2,2 milhões de painéis solares, projeto vai custar mais de 1 bilhão de dólares e deve gerar cerca de 756 megawatts por ano
Por Ana Julia Pilato, editado por Bruno Capozzi 20/02/2024 01h00
Paineis-solares-1
Imagem: AlyoshinE/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A tribo Ute, nativa do Novo México, Colorado e Utah, vai construir uma das maiores fazendas solares dos Estados Unidos. Planejado pela Canigou Group, desenvolvedora de energia renovável, o Projeto Solar Sun Bear ficará localizado no Colorado e vai custar mais de 1 bilhão de dólares, com previsão de que as obras comecem no final deste ano.

Entenda:

  • A tribo Ute, localizada no Novo México, Colorado e Utah, vai construir uma das maiores fazendas solares do Estados Unidos;
  • Com projeto da Canigou Group, empresa desenvolvedora de energia renovável, o Projeto Solar Sun Bear deve custar mais de 1 bilhão de dólares;
  • A fazenda será construída no Colorado, e terá cerca de 13 km de comprimento e 1,6 km de largura, com de 2,2 milhões de painéis solares e capacidade anual de 756 megawatts (MW);
  • Ainda não se sabe para quais entidades a eletricidade gerada será vendida;
  • O projeto foi apresentado em uma reunião pública realizada no Colorado em 9 de fevereiro.
  • As informações são do site Electrek.

Com capacidade anual de cerca de 756 megawatts (MW), o Sun Bear terá por volta de 13 km de comprimento e 1,6 km de largura, contando com 2,2 milhões de painéis solares. A construção do projeto deve gerar mais de 500 empregos locais e receitas para a tribo Ute. Ainda não foi determinado para quem a eletricidade gerada na fazenda será vendida.

Leia mais:

Energia renovável é o novo futuro

Geradora de eletricidade por energia solar chega em SP
Imagem: Fit Ztudio/Shutterstock

“Estamos pensando nas necessidades de energia do Colorado”, disse Justin Passfield, diretor da Canigou Group, em uma apresentação pública do projeto realizada em 9 de fevereiro. “Mas faz sentido não transmitir energia muito longe de onde você está. Vamos produzir uma grande quantidade de energia, e não tenho certeza de que tudo isso poderá ser consumido no Colorado.”

Manuel Heart, presidente da tribo Ute, também participou da apresentação, e falou sobre o entusiasmo com o projeto: “Nós, como tribo Ute, éramos uma tribo de combustíveis fósseis com petróleo e gás há muito tempo, provavelmente mais de 50 anos. Hoje, com as mudanças na legislação, o aquecimento global e as mudanças climáticas, podemos ver o impacto do que está acontecendo no nosso mundo. Portanto, o novo futuro agora é renovável”, disse Heart.

Ana Julia Pilato
Colaboração para o Olhar Digital

Ana Julia Pilato é formada em Jornalismo pela Universidade São Judas (USJT). Já trabalhou como copywriter e social media. Tem dois gatos e adora filmes, séries, ciência e crochê.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.