Como ter o Instagram de iPhone no Android?

Veja como obter o aplicativo do Instagram para iOS em um smartphone Android, mas cuidado com os riscos associados
Por Ana Bondance, editado por Bruno Ignacio de Lima 20/02/2024 06h20, atualizada em 08/03/2024 01h55
Instagram (Imagem: Souvik Banerjee/Unsplash)
Imagem: Souvik Banerjee/Unsplash
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Instagram é projetado de formas um pouco diferentes, dependendo do sistema operacional. Em geral, o Instagram para Android e o Instagram para iPhone têm mais semelhanças do que contrastes – mas há alguns recursos no iOS que podem interessar aos usuários do Android.

Portanto, se por algum motivo você estiver cansado do seu aplicativo do Instagram para Android e quiser que ele seja mais semelhante ao do iOS, saiba que há maneiras de obter o que deseja.

Leia também:

Como ter o Instagram de iPhone no Android?

Publicações no Instagram via Gabrielle Henderson Unsplash
Publicações no Instagram via Gabrielle Henderson/Unsplash

Alguns motivos pelos quais os usuários do Android podem querer o Instagram para iOS vão muito além do layout. Essa versão tem mais opções de personalização – como os temas, diferentes opções de privacidade, emojis exclusivos do iOS, alta qualidade de imagens e download de conteúdo.

Tudo isso é possível graças aos aplicativos não oficiais. Em outras palavras, o Instagram de iPhone no Android só é possível com uma versão do aplicativo feita por desenvolvedores independentes, que modificam algumas configurações a partir do app oficial. 

Entretanto, para ter acesso a este tipo de aplicativo, é necessário baixar um APK (Android Package Kits) – formato de arquivo usado para distribuir e instalar software de aplicativos e middleware no sistema operacional Android.

Instagram via Jakob Owens/Unsplash
Instagram via Jakob Owens/Unsplash

Além disso, não é possível fazer o download do Instagram de iPhone para um dispositivo Android a partir da Play Store, loja de aplicativos oficial da Google. Ou seja, é necessário buscar por sites de terceiros ou pastas em nuvens para ter acesso ao app, sendo que as versões mais populares de clones do Instagram são o IntagramPro, Instander e Instafollow.

Vale ressaltar que, justamente por não serem oficiais, os APKs não precisam seguir nenhuma das diretrizes de segurança estipuladas pela Google. Isso pode colocar em risco o usuário e seu smartphone, além de comprometer os dados de sua conta no Instagram. 

Os sites ou pastas em nuvem que abrigam os APKs também tem potencial de trazer riscos ao usuário, visto que podem estar carregados de malwares que infectam o celular. 

Ana Bondance
Colaboração para o Olhar Digital

Ana Bondance, colaboradora do Olhar Digital, é tradutora formada pela UNIMEP e pós-graduanda em literatura infantil pela PUC Minas.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.