A Adobe lançou na última semana um assistente de IA integrado aos seus programas Reader e Acrobat, que pode resumir e responder questões em PDFs e outros documentos.

Leia mais:

publicidade

O assistente está no momento em uma fase beta, mas já está disponível no Acrobat, e suas capacidades chegarão em breve também ao Reader, confirma um release da Adobe.

Quando a fase beta da ferramenta estiver concluída, a Adobe planeja lançar um plano de assinatura para quem desejar ter o acesso à versão final do assistente.

publicidade

As informações são do site CNBC.

Recursos que a IA da Adobe é capaz de fornecer

  • O assistente da IA no Acrobat e no Reader vai ajudar na assimilação de informação de PDFs, ao conseguir gerar comentários gerais e resumos sobre os conteúdos.
  • Também haverá uma “interface de conversa” da IA, que vai responder perguntas sobre informações que estão no documento.
  • O assistente poderá sugerir questões sobre aquele arquivo, detalhando o conteúdo.
  • Ainda segundo a Adobe, o assistente pode produzir textos em formatos variados, como de e-mails, apresentações e relatórios.

Ainda é interessante notar que, outros modelos de inteligência artificial, como o ChatGPT, podem realizar atividades similares em um documento de PDF. Porém, é preciso fazer o upload do arquivo na plataforma da IA, enquanto o assistente do Adobe é um recurso que já estará dentro do leitor de PDF da empresa.

publicidade

Shantanu Narayen, CEO da Adobe, disse em uma entrevista para a CNBC que a chegada dessa inteligência artificial vai democratizar o acesso aos inúmeros PDFs usados diariamente.

“Imagine que você abriu um documento de 100 páginas. Você vai poder saber o resumo daquilo, conversar com ele, fazer perguntas”, disse Narayen. “Você poderá correlacionar isso com outros documentos que possa ter, bem como com todas as informações que possui em sua empresa”, completa.