Kenneth Mitchel, conhecido por viver papéis em Capitã Marvel e Star Trek: Discovey, morreu no último domingo (25) aos 49 anos. Em um comunicado nas redes sociais, a família confirmou o falecimento do ator, que lutava contra uma Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) há mais de cinco anos. 

O que você precisa saber: 

publicidade
  • Mitchel atuou em mais de 40 séries e 10 filmes, com destaque para Star Trek, onde interpretou Kol, e Jericho, por viver um dos personagens protagonistas, Eric Green; 
  • Ele também fez participações em séries como Grey’s Anatomy, CSI Miami e NCSI Los Angeles
  • ELA é uma doença degenerativa que não tem cura; 
  • Ele anunciou publicamente a condição em 2020. Nos últimos anos usava uma cadeira de rodas para se locomover. 

Leia mais! 

Durante cinco anos e meio, Ken enfrentou uma série de desafios terríveis devido a ELA. E no verdadeiro estilo Ken, ele conseguiu superar cada um com graça e compromisso de viver uma vida plena e alegre em cada momento. Ken é eternamente grato pela enorme quantidade de amor e apoio infinito que recebeu de sua comunidade ao longo desta jornada. Especialmente a coragem, resiliência e força demonstradas por sua extraordinária esposa, família e amigos. Ele foi um doador, um ouvinte, um sentimentalista e um excelente observador do que está ao seu redor. 

Família Mitchel em comunicado. 

Segundo blog da Pfizer, a ELA é uma doença rara que causa a degeneração progressiva das células nervosas do cérebro, responsáveis pelo controle dos movimentos voluntários. A pessoa portadora sofre paralisia gradual, perdendo a capacidade de falar, realizar movimentos, engolir e respirar por conta própria.  

publicidade

Há dois tipos da doença, o esporádico: considerado o mais comum. Eles são aleatórios, ou seja, não têm causa conhecida, e o Familiar: associado ao histórico familiar, ou seja, a doença é hereditária. 

Sem cura, a ELA possui tratamentos capazes de diminuir a progressão da doença e garantir melhor qualidade de vida aos pacientes.