O TikTok quer transformar influencers em “máquinas de venda”. A equipe “Star Creator” se concentra em encontrar e capacitar influenciadores que podem impulsionar vendas de produtos da TikTok Shop, segundo duas fontes que trabalham com talentos para a “lojinha” ouvidas pelo Business Insider (BI).

Para quem tem pressa:

  • O TikTok planeja transformar influencers em “máquinas de venda” por meio da equipe “Star Creator”, que busca e capacita influenciadores para impulsionar vendas na TikTok Shop;
  • A rede social oferece aos criadores selecionados acesso direto à equipe interna, dicas de estratégia para produzir vídeos que geram vendas e oportunidades de networking com marcas para promoções e amostras grátis;
  • Com incentivos e descontos, o TikTok tem sido bem-sucedido em atrair pequenas e médias empresas para sua plataforma de e-commerce, embora ainda enfrente desafios para atrair grandes marcas, segundo o Business Insider;
  • Adaptando estratégias bem-sucedidas de seu aplicativo-irmão na China, Douyin, o TikTok visa provar o conceito de criador-como-vendedor para aumentar a adesão de comerciantes e competir com gigantes do e-commerce como a Amazon.

Em outras palavras, a rede social planeja promover influenciadores digitais considerados talentosos, conforme seus critérios, em vender produtos na loja do aplicativo. Atualmente, o TikTok contrata para vários novos cargos nos EUA e no Reino Unido para o tal grupo “Star Creator”.

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Influencers vendedores no TikTok

(Imagem: Kaspars Grinvalds/Shutterstock)

O TikTok oferece a esses criadores de conteúdo uma linha direta de comunicação com sua equipe interna, bem como dicas de estratégia sobre como fazer vídeos de compras geradores de comissões. Também fornece serviços de networking para conectar criadores com marcas para amostras grátis e outras oportunidades de promoção.

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Remy Beaumont, que fundou a agência parceira do TikTok Shop, Gen Z Media, disse ao BI que alguns de seus clientes “estrelas do Shop” recebem informações sobre os produtos mais vendidos e oportunidades exclusivas de funcionários do TikTok por meio de um grupo de chat no Lark, a plataforma de mensagens da ByteDance semelhante ao Slack.

A rede social tem investido muito na sua loja nos últimos meses para ajudar a lançar o produto, oferecendo incentivos e descontos para criadores e comerciantes para encorajá-los a usar a ferramenta de e-commerce. Até agora, tem sido bem-sucedido em atrair pequenas e médias empresas, mas teve dificuldades para atrair grandes marcas de consumo, de acordo com o BI.

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Treinar criadores para se tornarem “máquinas de venda” pode ser um truque de crescimento para o recém-chegado ao comércio eletrônico, enquanto busca competir com grandes players como a Amazon, segundo o BI.”É quase como se eles estivessem tentando provar que o conceito funciona para as grandes marcas, para tentar aumentar o embarque de comerciantes”, disse Beaumont.

Essa ideia de criador-como-vendedor não é novidade para o TikTok. Seu aplicativo-irmão na China, Douyin, tem se apoiado fortemente em influenciadores, referidos no país como “líderes de opinião”, para impulsionar bilhões em vendas. A ByteDance, que possui ambos os aplicativos, frequentemente transpõe recursos bem-sucedidos do Douyin para o TikTok.