Uma nova atualização vai permitir que usuários de Android façam anotações em documentos do Google Docs com letra escrita à mão, como se fosse feita em papel e caneta. As informações são do site Engadget.

Leia mais:

A atualização foi anunciada nesta segunda-feira no MWC 2024, em Barcelona. O recurso vai permitir aos usuários de Android criarem notas, destacar texto ou circular palavras em um arquivo aberto do Google Docs, usando caneta digital ou o próprio dedo. As notas criadas ficarão com o aspecto da letra escrita na tela.

Imagem: Divulgação/Google

O Google já revelou que a ferramenta vai funcionar também em tablets, além dos smartphones com sistema Android. A princípio, parece ser um recurso que irá permitir que documentos digitais sejam assinados com muito mais praticidade.

publicidade

Letra de mão personalizável

  • As anotações e marcações estarão disponíveis em várias cores na nova ferramenta do Google Docs;
  • Esse recurso será relevante a quem prefere separar e organizar por cores suas anotações para deixar as informações mais fáceis de serem visualizadas;
  • Em dispositivos como ReMarkable ou Kindle, onde já existia um recurso de escrita à mão, já ficou provado que muitas pessoas preferem essa função ao invés de digitar.

A ferramenta ainda pode ser aprimorada com o tempo, já que no momento ela ainda apresenta limitações. Por exemplo, ela não tem capacidade de converter escrita à mão em texto. Algo assim seria muito útil para a realização de tarefas de escrita mais extensas.

Nesse aspecto, podemos apontar que a Apple já possui uma ferramenta mais completa. Usuários do Apple Pencil podem usar a caneta em muitos aplicativos da empresa que permitem escrita, como o iPad, e depois convertê-lo em texto digitado.