A BYD vai reforçar sua aposta no mercado europeu com uma nova minivan elétrica luxuosa através da Denza, uma empresa que faz parte de uma joint venture entre a BYD Auto Industry e o Grupo Mercedes-Benz.

Leia mais:

publicidade

Minivan elétrica da BYD

O modelo chamado D9 já deu as caras na China há alguns anos, mas deve vir com mudanças para a Europa para rivalizar com a minivan Lexus LM. Confira o que já sabemos sobre o modelo:

  • Assim como a versão chinesa, a minivan pode ser adquirida na versão híbrido plug-in ou 100% elétrico;
  • Ela tem um design quadradão, com três fileiras no interior, portas deslizantes operadas eletricamente, estufa e teto solar panorâmico;
  • Ainda não há informações sobre as especificações técnica, mas, segundo o Motor1, basta olhar para a versão chinesa para ter uma boa comparação em relação ao tamanho: sua “irmã” de outro continente tem 5,25 metros de comprimento, 1,96 metros de largura, 1,92 metros de altura e 3,11 metros entre eixos;
  • O interior é de couro, com assentos dobráveis, e há funções de ventilação e massagem, além de displays de entretenimento nos bancos traseiros, geladeira com capacidade para até seis garrafas, portas USB e ambiente iluminado com LED.
(Foto: Denza/Reprodução)

Minivan chinesa vs. europeia

Mais especificações devem ser divulgadas conforme o lançamento europeu se aproxima, mas é possível fazer mais comparações com a versão chinesa da D9.

publicidade

Por lá, o modelo plug-in tem tração dianteira e integral, bateria de 20,39 kWh (ou um pacote maior de 40,06 kWh) e dois motores, um com 137 cavalos de potência e outro com 228 cavalos.

Há variações que aumentam a potência do motor e torque. A versão FWD, por exemplo, tem potência combinada de 295 cavalos e vai de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos. O upgrade para a variação AWD chega a 401 cavalos e a 100 km/h em 7,9 segundos.

publicidade

Já em relação à autonomia da minivan elétrica, não é possíevl fazer comparações precisas, já que o sistema de testes e medição da China difere do padrão adotado pela Europa. O D9 chinês com tração dianteira pode percorrer até 620 km em uma única recarga.

(Foto: Denza/Reprodução)

BYD e Mercedes

A Denza é uma marca criada pela chinesa BYD e o grupo Mercedes-Benz em 2010. Inicialmente, ambas tinha 50% de propriedade cada sobre a empresa, mas em 2021, a Mercedes reduziu sua participação para 10%.

publicidade

Sob o comando da BYD, a marca está fazendo um caminho semelhante à “mãe”: buscando ganhar espaço no mercado europeu. É aí que entra a minivan elétrica de luxo, o primeiro modelo anunciado no continente.