Imagem: Organização Indiana de Pesquisa Espacial
Em mais um passo na sua consolidação como uma potência espacial, a Índia apresentou os quatro astronautas que realizarão a primeira viagem espacial tripulada do país. Eles irão passar três dias a 400 quilômetro da órbita da Terra.
Leia mais
A previsão é que a missão Gaganyaan (nave celeste em híndi, língua descendente direta do sânscrito) seja lançada no ano que vem e tenha um custo de US$ 1,1 bilhão (mais de R$ 5 bilhões).
O primeiro-ministro indiano Narendra Modi concedeu aos quatro membros da tripulação, todos oficiais da força aérea, “asas de astronauta” em um centro espacial em Thiruvananthapuram, no estado de Kerala, nesta terça-feira (27).
Os quatro oficiais são Prashanth Balakrishnan Nair, Ajit Krishnan, Angad Pratap e Shubhanshu Shukla. No X (antigo Twitter), Modi disse que a Gaganyaan será uma conquista histórica para a Índia.
A primeira viagem de um indiano ao espaço aconteceu há quatro décadas. Na oportunidade, o oficial da força aérea Rakesh Sharma fez o voo em uma missão soviética.
Até hoje, apenas Estados Unidos, Rússia e China enviaram suas próprias missões tripuladas ao espaço. Astronautas de mais de 30 outros países também já fizeram viagens espaciais, mas sempre a bordo de missões americanas ou russas (como no caso da própria Índia). As informações são da Folha de São Paulo.
Esta post foi modificado pela última vez em 29 de fevereiro de 2024 10:49