Microsoft lança ‘amostra grátis’ de Copilot para finanças

No Copilot for Finance, usuários revisam conjuntos de dados para identificar riscos, produzir relatórios e lidar com tarefas terceirizáveis
Pedro Spadoni29/02/2024 14h37
Ilustração de tecla Copilot num computador com IA
(Imagem: Microsoft)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Microsoft anunciou o Copilot for Finance nesta quinta-feira (29). Como o nome sugere, é uma ferramenta de inteligência artificial (IA) voltada para finanças. O novo recurso integra a estratégia da empresa em adaptar programas às indústrias, profissionais e indivíduos.

Para quem tem pressa:

  • A Microsoft anunciou uma nova ferramenta de IA, o Copilot for Finance, focada em finanças, parte de sua estratégia de oferecer soluções adaptadas a diversas indústrias e profissões;
  • Este recurso visa auxiliar na revisão de conjuntos de dados financeiros, identificação de riscos, geração de relatórios e execução de tarefas geralmente terceirizadas, conforme detalhado por Charles Lamanna, vice-presidente corporativo da Microsoft;
  • A Microsoft ainda não especificou os preços ou a data para a disponibilidade ampliada do Copilot for Finance, atualmente em prévia pública. O recurso se junta a outras ferramentas de IA da empresa com custos adicionais ao Microsoft 365;
  • A Microsoft planeja expandir as capacidades do Copilot para áreas como marketing e gestão de cadeia de suprimentos, além de integrá-lo a sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM).
Ícone do Copilot da Microsoft
(Imagem: Robert Way/Shutterstock)

O Microsoft Copilot for Finance (“Copilot para Finanças”, em tradução livre) ajuda usuários a revisarem conjuntos de dados para identificar riscos, produzir relatórios a partir de “números brutos” e lidar com tarefas terceirizáveis. Pelo menos, é o que a empresa diz num post assinado por Charles Lamanna, vice-presidente corporativo da Microsoft.

Leia mais:

Até a publicação desta nota, a Microsoft não tinha especificado preços do Copilot for Finance nem datas para ampliar sua disponibilidade. No momento, a empresa define a disponibilidade do recurso como “prévia pública”, espécie de amostra grátis.

Microsoft Copilot for Finance: IA para finanças

Mulher apresentando slide após usar Microsoft Copilot for Finance
(Imagem: Microsoft)

O Copilot for Finance é a mais recente adição ao portfólio de ferramentas de IA da Microsoft, que já inclui soluções voltadas para vendedores e representantes de atendimento ao cliente. Essas ferramentas geralmente custam cerca de US$ 20 (aproximadamente R$ 100 em conversão direta) por usuário por mês, além das taxas de assinatura do software necessário – por exemplo: o Copilot para Microsoft 365, que custa US$ 30 (R$ 150).

A vice-presidente corporativa da Microsoft Emily He mencionou que a empresa planeja expandir sua oferta do Copilot para áreas como marketing e gestão da cadeia de suprimentos. Isso demonstra a intenção da Microsoft de adaptar seus softwares de IA para atender às necessidades específicas de diferentes setores profissionais.

Durante um briefing à imprensa em São Francisco, nos Estados Unidos, a Microsoft demonstrou como sua IA pode ajudar os clientes a gerar e-mails e realizar tarefas utilizando sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) próprios ou da Salesforce, indicando a versatilidade e a integração das ferramentas da Microsoft a outras plataformas no mercado.

Montagem com novo design do Microsoft Copilot
(Imagem: Divulgação/Microsoft)

O vice-presidente corporativo da Microsoft Charles Lamanna destacou que, no futuro, os vendedores poderão usar os sistemas CRM com muito menos frequência, ou talvez nunca, já que o Copilot poderá manter o CRM atualizado e extrair informações em nome do usuário. Isso sugere uma mudança significativa no gerenciamento de vendas e do atendimento ao cliente, com dependência cada vez menor de interação direta com sistemas CRM.

Essa evolução dos sistemas de relacionamento com o cliente, impulsionada pela IA, indica que, embora essas plataformas continuarão sendo utilizadas ativamente, os modelos de negócios que as sustentam podem sofrer alterações. Lamanna sugere uma transformação na infraestrutura de vendas e serviços ao cliente, onde a IA assume papel mais central e ativo na gestão e na execução de tarefas.

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.