A startup sueca Vidde não acredita que o barulho e a sujeira dos snowmobiles, veículos para se locomover na neve, sejam compatíveis com ambientes gelados, normalmente quietos e pacíficos. Foi pensando nisso que desenvolveram novo modelo em pré-produção, o Alfa, que promete ser o mais limpo e menos barulhento do mundo, diminuindo a emissão de carbono em 85% em relação a outros semelhantes.

Snowmobile limpo

Os cofundadores Christian Lystrup e Yalda Mirbaz não só decidiram mudar o paradigma com um snowmobile sem barulho e sem pegada de carbono, mas, também, queriam aumentar a vida útil do modelo e oferecer ainda mais aventura.

Leia mais:

Eles garantem que usam materiais tão limpos quanto colocar a máquina para rodar na neve. Para isso, firmaram parcerias com outras empresas suecas que fornecem materiais sustentáveis e recicláveis.

publicidade

Por exemplo, trabalharam com a Papershell para fazer o painel traseiro do Alfa a partir de composto de celulose semelhante à madeira, feito de papel usado.

Já no design, a Vidde quis fazer algo atemporal, para que a vida útil valha de alguma coisa (afinal, se o comprador enjoar em pouco tempo, não adianta nada). Segundo o New Atlas, a startup recorreu à casa de design italiano Pininfarina, que já trabalhou para a Ferrari. Ainda, ambas as empresas dizem que o visual foi pensado para ser fácil de usar e manter na neve.

Imagem: Reprodução/Vidde

Especificações

  • O Alfa tem 174 cv de potência e bateria de 18,4 kWh;
  • Ele funciona a temperatura mínima de até −35 °C e pode carregar carga de 270 kg;
  • O alcance é de cerca de 100 km/h antes de precisar se reconectar à rede. Com carregador nível 2, a bateria recarrega em cerca de 3,5 horas;
  • Segundo a empresa, o snowmobile emite 85% menos carbono que um modelo semelhante tradicional.

Imagem: Reprodução/Vidde

Disponibilidade e preço do snowmobile

O Alfa foi apresentado em feira esportiva de Munique (Alemanha), no final do ano passado, e a Vidde revelou a versão que entrará em pré-produção este mês em evento na Lapônia (Finlândia). Inicialmente, a intenção é usar o snowmobile em parceria com empresas colaboradores.

Já os compradores podem encomendar seu próprio modelo com depósito não-reembolsável de mil coroas suecas, cerca de R$ 480. Por sua vez, o preço de varejo estimado é de a partir de cerca de R$ 140,8 mil, sem contar os fretes de envio mundial.