Um dia após o processo de Elon Musk contra a OpenAI ter vindo à tona, memorandos internos da desenvolvedora do ChatGPT vazaram, revelando como a empresa recebeu a notícia. Os executivos da companhia acreditam que o CEO da Tesla entrou com a ação por lamentar “não estar envolvido com a empresa hoje”, segundo uma reportagem do The Verge.

O que você precisa saber?

publicidade
  • Musk está processando a OpenAI;
  • A alegação é de que a empresa está visando o lucro com IA;
  • O que iria contra os princípios da fundação da companhia;
  • Internamente, a criadora do ChatGPT alega que o CEO da Tesla está chateado por não estar envolvido com a empresa;
  • A OpenAI também deu detalhes de seus objetivos.

O que Musk alega no processo contra a OpenAI?

Segundo a ação, Altman e o co-fundador da OpenAI, Greg Brockman, inicialmente abordaram Musk para criar uma empresa de código aberto e sem fins lucrativos. O bilionário participou da fundação da empresa dona do ChatGPT em 2015, mas renunciou ao conselho em 2018.

Leia mais

publicidade

Os advogados de Elon Musk afirmaram no processo, movido em San Francisco, nos Estados Unidos, que o foco da empresa apoiada pela Microsoft em lucrar violou esse contrato. Eles acrescentaram que a empresa manteve em completo segredo o design do GPT-4, seu modelo de IA mais avançado.

CEO da OpenAI e criador do ChatGPT, Sam Altman, durante audiência no Congresso dos Estados Unidos
CEO da OpenAI e criador do ChatGPT, Sam Altman, durante audiência no Congresso dos Estados Unidos (Imagem: Elizabeth Frantz/Reuters)

O que a OpenAI diz?

O site Axios teve acesso a memorandos internos da OpenAI, revelando como a empresa recebeu o processo. “As alegações [de Musk] – incluindo alegações de que GPT-4 é uma AGI (inteligência artificial geral), que o código aberto de nossa tecnologia é a chave para a missão e que somos uma subsidiária de fato da Microsoft – não refletem a realidade do nosso trabalho ou missão”, disse o diretor de estratégia Jason Kwon aos funcionários. 

publicidade

O executivo explica que o ChatGPT não representa uma AGI. O conceito de uma inteligência artificial geral seria uma ferramenta inteligente capaz de pensar por contra própria de uma forma mais avançada que os seres humanos. A OpenAI alega que trabalha para criar uma ferramenta do tipo, mas que isso está longe de ser realidade. 

openai
Imagem: T. Schneider / Shutterstock.com

É importante ressaltar que um AGI será um sistema altamente autônomo, capaz o suficiente para conceber novas soluções para desafios de longa data – o GPT-4 não pode fazer isso.  nosso desafio é construir a AGI e garantir que o seu impacto seja maximamente positivo

Jason Kwon 

O diretor rebateu também as alegações de que a OpenAI é uma subsidiária da Microsoft, uma das maiores investidoras da companhia. “Também competimos diretamente com a Microsoft para oferecer o melhor valor e produtos para empresas, desenvolvedores e pessoas comuns. Como sabemos, a OpenAI é a criadora do ChatGPT e do ChatGPT for Enterprise, enquanto a Microsoft oferece o Copilot e o Copilot para Microsoft 365”, finalizou Kwon.