O movimento de usuários de smartphones Android migrando para o iPhone atingiu níveis recordes em 2023, segundo dados divulgados na última semana pela Consumer Intelligence Research Partners (CIRP), agência dos Estados Unidos. Ao todo, 15% dos usuários que compraram um iPhone tinham celulares de de sistema Android anteriormente. A pesquisa aponta que os aparelhos mais escolhidos nessa “troca” foram o iPhone 14 e o iPhone 14 Plus.

O resultado, além de mostrar uma tendência, é esperado. Isso porque o iPhone 15 chegou ao mercado apenas em setembro de 2023 e por um valor alto. Na comparação com os que fazem o upgrade de modelo dentro do ecossistema iOS, 10% optaram pelo iPhone SE, apesar de esse telefone ter quatro anos de idade.

publicidade

Leia mais:

Modelos mais escolhidos por ex-usuários Android

  • iPhone 14/14 Plus – 26% dos usuários que fizeram a transição de sistema
  • iPhone 14 Pro/Pro Max – 25%
  • iPhone 15 Pro/Pro Max – 12%
  • iPhone 13 – 11%
  • iPhone SE – 10%
  • iPhone 15/ 15 Plus – 9%
  • iPhone 12 – 8%
Duas mãos segurando modelos do iPhone 14
iPhone 14 e iPhone 14 Plus – (Imagem: Divulgação/Apple)

O que chama a atenção é que ainda há um número considerável de pessoas comprando celulares com alguns anos de vida, como o iPhone 12 (8%) e o iPhone SE (10%). Essa é a maior diferença entre os que mudam do Android para o iPhone e os proprietários existentes de ecossistema iOS, que fazem upgrade. Se somarmos, no ano passado, 29% das pessoas que mudaram do Android para o iPhone optaram por um iPhone SE, iPhone 12 ou iPhone 13. Isso em comparação com apenas 21% dos proprietários existentes de iPhone fazendo o mesmo.

publicidade

É provável que essas disparidades sejam também explicadas pelo preço. Muitos migrantes do Android vêm de telefones mais acessíveis, e modelos mais antigos e perfeitamente capazes, como o iPhone SE ou iPhone 12, provavelmente são uma melhor correspondência de orçamento.

Homem segurando iPhone 15
iPhone 15 – (Imagem: Framesira/Shutterstock)

Capacidade de revenda dos modelos Apple é relevante

A capacidade de revenda dos iPhones pode ser um fator importante para essa migração. Não é raro que as pessoas consigam revender o smartphone por um valor que as ajude na compra de um novo. Essa capacidade é, consideravelmente, maior na comparação com celulares que utilizam o sistema Android. Isso ocorre por vários motivos, incluindo durabilidade, perfil de público e valor dos aparelhos novos no mercado.