Os jogos de terror têm uma maneira única de nos imergir em experiências intensas, muitas vezes deixando-nos com o coração acelerado e os nervos à flor da pele. Seja jogando sozinho na escuridão da noite ou reunindo um grupo de amigos para tomar decisões conjuntas, a experiência de se aventurar por esses mundos sombrios pode ser emocionante e inesquecível. Separamos nessa lista, oito jogos de terror cinematográficos que proporcionam uma mistura única de narrativa envolvente, escolhas difíceis e múltiplos finais, tudo isso disponível para jogar em diferentes plataformas.

Leia também:

The Devil in Me

Imagem: PlaySation/Divulgação

The Devil in Me é um jogo de terror psicológico cinematográfico que pertence à franquia The Dark Pictures Anthology e marca o capítulo final da primeira temporada da antologia com uma trama inspirada em um dos mais icônicos serial killers do século XIX: Henry Howard Holmes. O jogo cativou os fãs com sua atmosfera pesada e mais realista do que alguns dos outros jogos da franquia e se tornou um dos jogos mais bem avaliados do gênero.

Man of Medan

Imagem: UOL/Reprodução

Marcando o ponto de partida da The Dark Pictures Anthology, Man of Medan é um jogo de terror cinematográfico altamente elogiado e foi a primeira incursão da Supermassive Games em contar uma história mais breve, com decisões menos impactantes, mas foi o jogo que focou em introduzir o aspecto multiplayer do game. O jogo apresenta personagens interessantes e uma narrativa envolvente, característica desse gênero, aqui apresentando cinco amigos que se vêm em perigo após embarcarem num navio que é pego por uma forte tempestade.

publicidade

The Quarry

Imagem: PlaySation/Divulgação

Após Until Dawn, a Supermassive lançou The Quarry, um jogo que superou expectativas e reafirmou a criatividade da empresa no mercado. Com uma narrativa envolvente e personagens cativantes, The Quarry oferece uma experiência multiplayer única para a The Dark Pictures Anthology. Apresentando um elenco estelar e uma trilha sonora excepcional, este jogo ficou marcado especialmente pelos seus momentos intensos e é para muitos o ápice da Dark Pictures Anthology e dos jogos de terror cinematográfico como um todo.

The Impatient

Imagem: PlaySation/Divulgação

The Inpatient é um exclusivo do PlayStation VR e funciona como uma prequel de Until Dawn ambientada no Sanatório Blackwood Pines, onde você joga como um paciente amnésico no sanatório, sessenta e três anos antes dos eventos do jogo original. Apesar do jogo inovar e cair como uma luva para o PSVR, ele decepcionou alguns fãs por sua curta duração e sustos baratos. Os fãs esperavam explorar mais a fundo a história de Blackwood Mountain, mas a experiência muitas vezes deixa a desejar, não conseguindo criar o clima tenso que se esperava de sua história.

The Walking Dead: The Telltale Series

O jogo de terror cinematográfico da Telltale surpreende
Imagem: The Enemy/Reprodução

A série de jogos The Walking Dead: A Telltale Games se passa no mesmo universo das populares graphic novels com o mesmo nome. O enredo segue Lee Everett, um criminoso condenado, em sua luta pela sobrevivência em um mundo tomado por hordas de mortos-vivos. Durante sua jornada, ele estabelece uma relação próxima com Clementine, uma jovem órfã, e assume a missão de protegê-la a todo custo. O jogo foi altamente elogiado por sua carga intensamente emocional, e pelo fato de você testemunhar os personagens pelos quais você se afeiçoou enfrentando dilemas desafiadores, o que transforma a experiência em uma jornada emocionante e aterrorizante, sendo quase uma obrigação para quem quer jogos de terror cinematográficos.

Little Hope

Imagem: PlaySation/Divulgação

Após o lançamento de Man of Medan, a Supermassive Games desenvolveu Little Hope, que compartilha semelhanças significativas com seu antecessor em termos de mecânica de jogo e atmosfera. No entanto, onde Little Hope se distingue é em sua narrativa. O jogo acompanha um grupo de estudantes e seu professor que se veem presos em Little Hope, uma localidade repleta de terrores sobrenaturais. À medida que os eventos se desenrolam, as escolhas dos jogadores assumem um papel crucial na determinação do destino desses personagens diante das ameaças que os cercam.

House of Ashes

House of ashes é uim dos melhores jogos de terror cinematográfico lançados
Imagem: PlaySation/Divulgação

Mais um jogo de terror cinematográfico da antologia The Dark Pictures, dessa vez com House of Ashes, que marca o fim da primeira temporada da série. A Supermassive mais uma vez refinou o que funcionou em Man of Medan e Little Hope, introduzindo novas e empolgantes ideias. Comparado a estes dois, House of Ashes se destaca pela consistência em sua qualidade e diversão. As decisões dos jogadores têm mais peso, enquanto a história mantém os jogadores envolvidos ao longo de sua campanha de seis a sete horas. As performances do elenco, especialmente de Ashley Tisdale, contribuem significativamente para o horror de estar preso em uma caverna com monstros implacáveis.

Until Dawn

Until Dawn é pioneiro entre os jogos de terror cinematográfico
Imagem: PlaySation/Divulgação

Desenvolvido pela mesma equipe da Supermassive e lançado exclusivamente para o PS4 em 2015, “Until Dawn” conta com um elenco de renome, incluindo Rami Malek e Hayden Panettiere. Este jogo serve como um precursor dos jogos de terror cinematográfico que ficaram tão populares e recorrentes após ele. O jogo é menos polido em relação à maioria dos jogos apresentados nessa lista, mas isso se deve ao momento em que foi lançado, mas não deixa de ser uma das melhores experiências que você terá com esse gênero.

Estes jogos de terror cinematográficos oferecem uma variedade de experiências assustadoras e emocionantes para jogadores solitários ou grupos de amigos. Em sua maioria, os jogos lançados pela Supermassive Games são decisões acertadas para fãs do gênero, mas não são os únicos indicados para quem quer experiências dramáticas e assustadoras.