iPhone agora pode ajudar a monitorar glicose no sangue de forma oficial

Um dispositivo que não precisa de prescrição médica para medir glicose no sangue e pode ser gerenciado no iPhone acaba de ser aprovado
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Lucas Soares 06/03/2024 16h51
iphone
Imagem: Framesira/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Como já avisamos recentemente por aqui, é impossível que um relógio inteligente como o Apple Watch ou um anel inteligente calcule os níveis de glicose no sangue de uma pessoa. No entanto, um iPhone pode ajudar no monitoramento da glicose, e sem prescrição médica, segundo informa o site 9to5Mac.

Leia mais:

A Food and Drug Administration (FDA) autorizou um dispositivo que pode ser ligado a um iPhone via bluetooth, o Stelo Glucose Biosensor System, da Dexcom, o primeiro capaz de medir glicose e autorizado pela FDA sem necessidade de prescrição.

“Stelo é um sensor pequeno usado na parte de trás do braço. Ele fornece leituras de glicose 24 horas por dia, 7 dias por semana, diretamente para um smartphone, revelando informações poderosas e personalizadas sobre a saúde da glicose”, diz um recado no site oficial do produto.

Imagem: Divulgação/Dexcom

O medidor glicose compatível com o iPhone é indicado apenas para algumas pessoas

  • O Stelo Biosensor é voltado para diabéticos não dependentes de insulina, bem como para qualquer pessoa que possa estar em risco de desenvolver diabete.
  • A FDA alerta que o dispositivo não se destina a pessoas diagnosticadas com baixo nível de açúcar no sangue, nem a pessoas que receberam insulina prescrita.
  • No caso desse tipo de paciente, o indicado é utilizar dispositivos que precisam da prescrição médica.

As medições do nível de sangue são feitas automaticamente a cada 15 minutos; cada sensor do Stelo pode ser usado por até 15 dias antes de ser trocado.

A FDA alega que uma tecnologia como essa é importante porque nem todos têm acesso igual aos médicos, e isto proporciona maior “equidade na saúde ao transferir os cuidados e o bem-estar para o ambiente doméstico”.

Ainda sem confirmar uma data para o início da comercialização do dispositivo, a Dexcon diz que o dispositivo estará à venda nos EUA em algum momento deste verão.

Imagem: Divulgação/Dexcom
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.