No fim do ano passado, uma leva de rumores de que a NASA teria anunciado um suposto “apocalipse da internet” ganhou força nas redes sociais. Como explicou o Olhar Digital, tudo não passou de uma grande fake news que interpretou estudos de maneira sensacionalista

Entretanto, apesar de não existir nenhum “anúncio” do tipo, cientistas analisam e até criam planos de contingência caso uma tempestade solar de intensidade extrema cause consequências além do esperado em nosso planeta.

publicidade

Supondo que a gente acorde amanhã sem internet, com toda comunicação e sistemas empresariais digitalizados ou em nuvem, como fica a humanidade?

O principal fator do day after está na disrupção dos sistemas financeiros e económicos. Então, qual é o grande problema? A Compensação bancária e outros processos ligados ao dinheiro tendem a se tornar inoperantes e, com isso, muita gente que precisa fazer transações financeiras, eventualmente, até para sobreviver, para comprar comida e assim por diante, fica impedido. Então, o caos ganha realmente força a partir desse aspecto.  

Alvaro Machado Dias

A coluna Olhar do Amanhã é exibida toda quarta-feira durante o Olhar Digital News. Acompanhe!