Devido ao seu papel na fabricação de dispositivos eletrônicos, os semicondutores são uma parte importante do nosso dia a dia. Essa substância tem propriedades elétricas específicas que permitem que ela sirva de base para computadores e consoles, por exemplo.

Normalmente, é um elemento ou composto químico sólido que conduz eletricidade em determinadas condições, mas não em outras. Isso o torna um meio ideal para controlar a corrente elétrica e os aparelhos elétricos cotidianos.

publicidade

Leia também:

Semicondutores: o que são, tipos e para que servem

semicondutores
Semicondutores. Imagem: Shutterstock

Os semicondutores são materiais que têm uma condutividade entre condutores, geralmente metais como o cobre, e não condutores ou isolantes, como a maioria das cerâmicas. Os semicondutores podem ser elementos puros, como o silício ou o germânio, ou compostos, como o arseneto de gálio ou o seleneto de cádmio.

publicidade

O que é semicondutor?

Uma substância que pode conduzir eletricidade é chamada de condutor, e uma substância que não pode conduzir eletricidade é conhecida como isolante. Os semicondutores têm propriedades que se situam entre o condutor e o isolante.

A propriedade condutora pode variar dependendo da corrente ou da tensão aplicada a um eletrodo de controle, ou da intensidade da irradiação por infravermelho, luz visível, ultravioleta ou raios-x. As propriedades específicas de um semicondutor dependem das impurezas, conhecidas como dopantes, adicionadas a ele.

publicidade

Os compostos semicondutores comuns incluem o antimoneto de índio e os óxidos da maioria dos metais. Os elementos de dopagem incluem o carbono, o silício e o germânio. 

Macrofotografia de uma pastilha de silício durante a produção de semicondutores – fespaço fornece condições de fabricação mais adequadas que a Terra. Crédito: IM Imagery – Shutterstock

Para que serve semicondutor?

Visto que têm uma ampla gama de recursos de manuseio de corrente e tensão, os semicondutores são empregados na fabricação de vários tipos de dispositivos eletrônicos, inclusive diodos, transistores e circuitos integrados.

publicidade

Os semicondutores também desempenham um papel importante no controle de equipamentos em diversos campos, como a operação de ar condicionados em uma temperatura ambiente confortável, a melhoria da segurança de automóveis, o tratamento a laser em assistência médica de ponta e muito mais.

Chips semicondutores em uma placa de circuito
(Imagem: Florence Lo/Reuters)

Tipos de semicondutores

Um semicondutor do tipo N conduz a corrente principalmente na forma de elétrons carregados negativamente, semelhante à condução de corrente em um fio. Enquanto isso, um semicondutor do tipo P conduz a corrente predominantemente na forma de deficiências de elétrons, chamadas lacunas. Uma lacuna tem uma carga elétrica positiva, igual e oposta à carga de um elétron. Em um material semicondutor, o fluxo de lacunas ocorre em uma direção oposta ao fluxo de elétrons.

Os semicondutores intrínsecos, por sua vez, são puros em sua forma e compostos de apenas um tipo de material. Eles não têm nenhuma forma de impureza adicionada a eles.

Em contrapartida, os semicondutores extrínsecos são impuros. Eles compreendem vários semicondutores intrínsecos com outras substâncias adicionadas para alterar suas propriedades. Em geral, essas substâncias são impurezas trivalentes ou pentavalentes dopantes.