(Imagem: Mr. Mikla/Shutterstock)
A troca de um iPhone, da Apple, por um celular de outra marca geralmente vem acompanhada de uma certa dor de cabeça. O transplante de dados, contas, arquivos dá trabalho. Mas a Apple planeja facilitar essa transição. Pelo menos, na União Europeia (UE), para se adequar à Lei de Mercados Digitais (DMA) que entrou em vigor no bloco econômico na quinta-feira (07).
No entanto, a mudança vai levar um tempo. Segundo a Apple, a portabilidade melhorada – caminho mais “amigável ao usuário” para transferência de dados – deve vir no segundo semestre de 2025. As informações constam num documento com detalhes do plano de conformidade da Apple com a nova lei da UE, que visa aumentar a concorrência no ecossistema de aplicativos.
Leia mais:
A Apple também tem atualizado seu site de Dados e Privacidade para facilitar a exportação de dados da App Store, sua loja de aplicativos, e de outros serviços, como iCloud para Google Fotos. A empresa também vai permitir a programação de downloads de dados por períodos específicos.
A nova solução da Apple visa auxiliar outros “provedores de sistemas operacionais móveis” a criar métodos mais eficazes para a transferência de dados do iPhone. No entanto, o termo “Android” não é mencionado diretamente no documento divulgado.
Uma ferramenta adicional para a exportação de dados do navegador para um novo navegador no mesmo dispositivo está prevista para ser lançada entre o final deste ano e início de 2025.
Atualmente, os usuários que migram do iPhone para algum celular Android podem utilizar o aplicativo “Mudar para o Android“, do Google, para transferir conteúdo importante. Mas ainda enfrentam limitações com dados considerados menos essenciais, além da necessidade de desativar o iMessage para receber mensagens em dispositivos Android.
A Apple não detalhou quais aspectos específicos da transferência de dados serão melhorados com a nova solução. Assim, ficou no ar como a empresa abordará questões como a migração de mensagens e outros dados menos cruciais – mas ainda importantes para a experiência do usuário.
Esta post foi modificado pela última vez em 8 de março de 2024 10:35