Nikon adquire a RED, empresa de câmeras de cinema de última geração

As empresas chegaram a se envolver em disputa judicial no passado, mas o processo acabou sendo descartado algum tempo depois
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 10/03/2024 04h30
nikon
Imagem: BobNoah/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Nikon, companhia japonesa de câmeras e filmes fotográficos, anunciou que está adquirindo a RED, empresa de câmeras cinematográficas de última geração. O valor da transação não foi divulgado pelas duas partes até o momento. As informações são do site Engadget.

Leia mais:

Um comunicado da Nikon revelou que com essa compra, a RED se tornará uma subsidiária integral de sua companhia. A RED conta com cerca de 220 funcionários e nenhum plano de demissão foi divulgado por decorrência da venda.

câmera SLR nikon
Imagem: K64End/Shutterstock

A RED foi usada em produções famosas no cinema e na TV

  • A RED existe desde 2005 e em sua história já teve suas câmeras usadas em produções populares, incluindo Round 6, Peaky Blinders e Capitã Marvel.
  • A aquisição indica que este é um mercado que a Nikon pretende começar a explorar.
  • A Nikon retirou-se de áreas menos lucrativas do mercado de câmeras nos últimos anos; um exemplo é o encerramento do desenvolvimento de novas câmeras DSLR.

“Esta parceria estratégica reúne a extensa história e experiência da Nikon no desenvolvimento de produtos, know-how em processamento de imagem, bem como tecnologia óptica e interface de utilizador com o revolucionário sistema digital da RED em câmeras de cinema e tecnologias premiadas”, comentou Jarred Lang, presidente da RED.

A negociação é vista como positiva para as duas empresas, que vinham sofrendo para crescer nos últimos anos. Em 2018, a RED tentou expandir por conta própria a sua atuação no mercado, lançando smartphones da sua marca, mas a cartada não deu certo, e, com vendas péssimas, os produtos logo foram descontinuados.

Um fato curioso é que a RED processou a Nikon em 2022, alegando que a empresa japonesa usou tecnologia original da RED em uma de suas câmeras, a Z9. A Nikon se defendeu dizendo que a tecnologia usada não seria legitimamente da RED e eventualmente as duas partes concordaram em descartar o caso.

Nikon Z9 / Divulgação: Nikon
Nikon Z9 / Divulgação: Nikon
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.