"Activision President and CEO Bobby Kotick, Allen & Company, 2015"por Thomas Hawk is licensed under CC BY-NC 2.0
De acordo com o The Wall Street Journal, o TikTok pode já ter um potencial comprador, uma vez que um novo projeto de lei dos Estados Unidos propõe a venda ou banimento da plataforma, caso a ByteDance não aliene a empresa. Segundo relatório, Bobby Kotick, ex-CEO da Activision Blizzard, estaria interessado na aquisição, tendo expressado a ideia de uma parceria com Sam Altman, CEO da OpenAI.
O que você precisa saber:
Leia mais!
Kotick liderou a Activision por mais de 30 anos, deixando a empresa no fim do ano passado — e não de forma feliz, digamos. Em processo resolvido em 2023, ficou decidido que o ex-CEO sabia dos casos de assédio sexual e discriminação de gênero cometidos na empresa, todos sob sua liderança.
Embora a Activision tenha negado os casos e funcionários tenham exigido a renúncia do empresário, ele permaneceu no cargo até a conclusão da aquisição da empresa pela Microsoft.
Conforme destacou o NYT, uma parceria entre Kotick e Altman na compra do TikTok daria a OpenAI um ‘prato cheio’ para o treinamento de sua IA, sem mencionar o acesso à famosa ‘receita secreta’ de algoritmos da rede social, considerada uma das melhores em entrega de conteúdo.
A briga dos EUA com o TikTok é antiga, tendo início ainda na era Trump, em 2020. Em conflito “eterno” com a China, o país acredita que o aplicativo, controlado pela chinesa ByteDance, é um risco a segurança nacional, já que coleta dados e informações de americanos.
O novo projeto de lei é o primeiro movimento legislativo significativo após a legislação do Senado para proibir o TikTok ser paralisada no Congresso no ano passado — quando outras medidas foram tomadas, como a proibição do TikTok em celulares do governo.
A lei teve votação inicial na semana passada, sendo aprovada. A proposta segue agora para Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, que vota na quarta-feira (13), e depois irá para a avaliação do Senado. Vale pontuar que Joe Biden, atual presidente do país, já sinalizou que, se aprovada em todas as instâncias, ele sancionará.
Esta post foi modificado pela última vez em 11 de março de 2024 12:13