Apple teria criado chip poderoso para projeto de carro elétrico

A Apple pode ter desistido da construção de um carro elétrico, mas uma tecnologia de chip poderosa chegou a ser criada durante o projeto.
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Lucas Soares 12/03/2024 13h01, atualizada em 01/04/2024 11h05
apple
Imagem: VVVproduct/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Não sabemos se a Apple vai de fato lançar um carro elétrico um dia, mas projetos dessa natureza já chegaram a existir dentro da companhia e há relatos que dizem que um chip bastante poderoso foi criado para alimentar o veículo. As informações são do Mashable.

Leia mais:

A tecnologia foi realmente feita, conforme declarado por Mark Gurman, da Bloomberg. Em uma sessão de perguntas e respostas, Gurman disse que o chip estava quase pronto e era “igual a cerca de quatro M2 Ultras combinados”.

Ilustração de carro elétrico da Apple
(Imagem: Pedro Spadoni via DALL-E/Olhar Digital)

M2 Ultra é um chip potente que está em outros produtos da Apple

  • Para quem não está familiarizado, o M2 Ultra é o chip que está dentro do Mac Pro, e tem a configuração mais poderosa do Mac Studio.
  • Esse chip pode ter no máximo uma CPU de 24 núcleos, uma GPU de 76 núcleos e um Neural Engine de 32 núcleos, com suporte para até 192 GB de RAM.
  • Os carros elétricos modernos exigem bastante potência nos chips; por exemplo, o chip Tesla FSD (Full Self-Driving) possui 12 CPUs ARM internas e um total de 6 bilhões de transistores.
  • O chip da Apple não teria problemas para equiparar ou superar essa capacidade tecnológica, já que um único chip M2 Ultra tem 134 bilhões de transistores.

Informações já chegaram a sair dizendo que a Apple trabalhava em um carro elétrico e autônomo por décadas, em um projeto que custaria bilhões de dólares. No entanto, o projeto foi cancelado e a empresa resolveu focar em desenvolver o Apple CarPlay, aplicativo para sintonizar dados e apps do iPhone direto em um veículo elétrico.

Imagem: Chinnapong/Shutterstock

Ao falar do projeto abandonado do carro da Apple, Gurman acredita que a empresa não vai vender ou compartilhar a tecnologia que havia criado para uso em seu veículo original. Segundo ele, “há um bom pedaço de material que poderia ser reutilizado para os futuros produtos da empresa”.

Gurman também vê com bons olhos a possibilidade de tornar compatíveis o sistema de um iPhone e um carro elétrico com o CarPlay, mas acredita que, no futuro, “a Apple realmente deveria incorporar seu próprio software e hardware nos próprios carros”, algo que o Google já fez com o Android Automotive.

Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.