O diretor Hayao Miyazaki é o grande nome responsável pelas animações aclamadas e inconfundíveis do Studio Ghibli. Ele decidiu abandonar a aposentadoria em 2017 para produzir seu último filme, O Menino e a Garça, que teve sua estreia em 2023, sob a alegação de ter encontrado uma história que valia a pena contar.

A animação é o 12º filme na direção e roteiro do cineasta japonês, e acaba de ganhar o Oscar 2024 na categoria de Melhor Animação, após levar para casa prêmios como o Bafta e o Globo de Ouro, na mesma categoria.

publicidade

Leia mais:

Miyazaki é um dos principais nomes da animação, com trabalhos realizados desde a década de 1960, mas que fez sua carreira mundial no Studio Ghibli. Conheça a seguir as obras do animador na direção e roteiro, que você pode assistir na Netflix (com exceção do primeiro).

publicidade

1. Lupin III: O Castelo de Cagliostro (1979)

Imagem: Divulgação

O primeiro longa animado de Miyazaki não foi feito pelo Studio Ghibli: após décadas atuando como animador em séries e especiais de TV, o diretor estrelou o filme Lupin III: O Castelo de Cagliostro, em 1979, realizado pelo estúdio Tokyo Movie Shinsha, com distribuição da Toho Company.

O filme faz parte da franquia de Lupin III, personagem criado pelo mangaká Monkey Punch, que realiza um roubo no cassino de Monte Carlo. Porém, o que deveria ser uma grande quantidade de dinheiro, se revela uma pinha de dinheiro falso. O longa é o único da lista que não está disponível na Netflix, mas está na plataforma Max.

publicidade

2. Nausicaä do Vale do Vento (1984)

Imagem: Reprodução

Considerado por muitos o primeiro trabalho do diretor no Studio Ghibli, mas a companhia foi criada um ano depois do filme, em 1985. O filme foi realizado pelo estúdio japonês Topcraft e distribuído pela Toei Company, mas hoje integra o catálogo de produções Ghibli.

A história conta sobre um futuro onde uma catástrofe climática transformou a Terra em um cenário pós apocalíptico, povoado por monstros e poluição. Alguns humanos sobreviventes vivem em ambientes isolados dos locais mais tóxicos, e é nesse local que a jovem Nausicaä, uma exploradora que se comunica com animais, tenta trazer de volta a paz em seu mundo.

publicidade

3. O Castelo no Céu (1986)

Imagem: Reprodução

Logo após a fundação do Studio Ghibli, Hayao Miyazaki lançou o primeiro longa oficial da companhia. Apesar de não ser tão conhecido quanto outras, a obra ganhou status de “cult” ao longo dos anos.

O enredo conta sobre a órfã Sheeta, sequestrada por um coronel chamado Muska, um vilão que quer descobrir os tesouros de uma cidade misteriosa chamada Laputa. Porém, o avião em que estão é atingido no ar, e a garota sobreviver por causa de uma joia azul mágica, conhecendo o também órfão Pazu em seguida, embarcando com ele em uma aventura para encontrar Laputa.

4. Meu Amigo Totoro (1988)

Tonari no Totoro (1988) / Crédito: Studio Ghibli, Toho (divulgação)

Meu Amigo Totoro se tornou, literalmente, o símbolo do Studio Ghibli. O quarto filme de Miyazaki é uma animação infantil com enredo encantador, celebrada até hoje pelos fãs da companhia.

Foi lançada juntamente com outro título famoso, Túmulo dos Vagalumes, e acompanha a história das irmãs Satsuke e Mei, que mudam para uma casa de campo com os pais e descobrem serem fantásticos. O principal desses seres é Totoro, um grande espírito da floresta que vai levar as irmãs para aventuras fantásticas.

5. O Serviço de Entregas da Kiki (1989)

Majo no takkyûbin (1989) / Crédito: Toei Company (divulgação)

O filme é baseado no romance infantil homônimo de Eiko Kadono, e manteve o nível de sucesso do Studio Ghibli no Japão, que depois se estendeu também ao público ocidental. A história acompanha Kiki, uma bruxinha de 13 anos que se muda para uma cidade litorânea com seu gato preto, Jiji.

Lá, ela precisa seguir um treinamento para se tornar uma bruxa, enquanto usa de suas habilidades mágicas com sua vassoura para trabalhar entregando encomendas na região onde mora.

6. Porco Rosso: O Último Herói Romântico (1992)

Imagem: Reprodução

A trama se passa anos após a Primeira Guerra Mundial, entre 1914-1918, trazendo ação histórica com comédia na filmografia do Studio. Nela, o protagonista Marco Pagot é um piloto italiano, que foi transformado em um porco antropomórfico depois de sobreviver nas linhas de combate.

Sob o novo nome de Porco Rosso, o militar vai usar suas habilidades para combater piratas aéreos, e também para conquistar uma cantora de boate.

7. Susurros do Coração (1995)

Imagem: Reprodução

O longa conta a história de Shizuku, uma estudante que sonha em ser uma escritora e, durante o verão, decide tentar ler vinte livros. Porém, coincidentemente, todas as edições que ela pega na biblioteca já foram lidas por Seiji Amasawa, que ela não conhece, mas decide tentar encontrar.

Posteriormente, o longa inspirou parte da história do filme O Reino dos Gatos, de 2002, que traz personagens da trama anterior como o Barão e Muta.

8. Princesa Mononoke (1997)

Imagem: Reprodução

A animação marcou a volta de Miyazaki como diretor, após um hiato de cinco anos participando apenas em roteiros e produção de outras obras. Considerada uma das obras mais maduras da produtora, tem classificação de 14 anos na Netflix, por conta das cenas de violência.

A protagonista, que nomeia a obra, é uma guardiã da floresta que entra em guerra com mineradores sem consciência ecológica e, no meio da batalha, conhece Ashitaka, um príncipe que busca uma cura para sua maldição mortal.

9. A Viagem de Chihiro (2001)

Studio Ghibli (Reprodução)

A consagração mundial de Hayao Miyazaki e do Studio Ghibli veio com A Viagem de Chihiro, o primeiro filme do diretor e da produtora a vencer o Oscar de Melhor Animação, em 2003. Na trama, Chihiro é uma menina de 10 anos que está se mudando para uma casa no interior do Japão.

Na viagem, seus pais tomam o caminho errado e acabam em um parque de diversões abandonado, e acabam sendo transformados em porcos após comer comidas que estão no local. Enquanto isso, Chihiro é mantida em uma casa de banho para lavar espíritos, contando com o jovem Haku para sair da casa e ajudar seus pais.

10. O Castelo Animado (2004)

Imagem: Reprodução

O Castelo Animado conquistou mais uma indicação ao Oscar para o Studio na categoria Melhor Animação em 2006, mas perdeu para Wallace & Gromit – A Batalha dos Vegetais.

A história conta sobre Sophie, uma jovem que trabalha na loja de chapéus de seu falecido pai, ate o dia que conhece um mago chamado Howl, que mora em um castelo itinerante no céu. O romance entre eles gera inveja a uma bruxa, que lança um feitiço em Sophie, fazendo com que a jovem envelheça imediatamente.

11. Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar (2008)

Animação japonesa é recomendada para toda a família.
Ponyo, de Hayao Miyazaki. Imagem: Ghibli/Reprodução

De volta à temática mais infantil, mas ainda cativando públicos de todas as idades, o longa conta a história de Ponyo, personagem que dá nome à obra, e é uma princesa peixinho dourado que faz amizade com Sōsuke, um garoto de cinco anos.

Ponyo deseja ser humana como seu novo amigo e conhecer seu mundo, mas tem seu sonho ameaçado quando seu pai a leva para o fundo do oceano, para retornar sua vida como peixe. A protagonista consegue escapar, mas acaba causando um problema mágico que coloca em risco a vila litorânea onde mora Sōsuke.

12. Vidas ao Vento (2013)

Imagem: Reprodução

O trama da animação explora temas mais reflexivos e dramáticos, sendo a primeira cinebiografia animada de Miyazaki, inspirada na vida de Jiro Horikoshi (1903-1982), engenheiro da Aeronáutica japonesa responsável por criar aviões militares na Segunda Guerra Mundial.

O filme também foi indicado ao Oscar de Melhor Animação em 2014, mas perdeu para Frozen. No enredo, Horikoshi é um rapaz do interior do Japão, que sempre sonhou em voar, e vê sua chance durante a Segunda Guerra, participando da criação do Avião Zero da Aeronáutica Japonesa. Porém, seus planos podem mudar após a doença da sua esposa Naoko.