A revolução promovida pela inteligência artificial ainda não está completa. Isso porque a inteligência artificial geral (AGI, em inglês) ainda não está disponível para a população. Segundo o CEO da OpenAI, Sam Altman, o lançamento dela deve acontecer em até cinco anos.

Leia mais

publicidade
Sam Altman
Altman é um entusiasta da AGI (Imagem: jamesonwu1972/Shutterstock)

Inteligência artificial geral

Apesar da declaração, ainda não há uma data de lançamento prevista, uma vez que o próprio conceito da nova tecnologia gera dúvidas entre os especialistas do setor.

A AGI seria uma inteligência artificial avançada que possibilitaria que máquinas fossem capazes de pensar e aprender como os seres humanos.

publicidade

De acordo com a OpenAI, “se a AGI for criada com sucesso, esta tecnologia poderá ajudar a nos elevar a humanidade, aumentando a abundância, turbinando a economia global e ajudando na descoberta de novos conhecimentos científicos que alteram os limites das possibilidades”.

Na prática, a inteligência artificial geral poderia ajudar oferecendo diagnósticos precisos de doenças e sugestão de tratamentos de saúde, além de interpretar documentos em tribunais, ajudar a fechar acordos entre empresas, planejar imóveis e até mesmo realizar descobertas científicas.

publicidade

É importante deixar claro que a AGI e a IA generativa (encontrada bots como o Gemini, Copilot e ChatGPT) não são a mesma coisa. Enquanto a primeira poderia oferecer, em teoria, robôs que raciocinam como seres humanos em tempo real, a segunda parte de probabilidades matemáticas para definir uma resposta num contexto pré-determinado.

Inteligência Artificial e Cérebro Humano
Inteligência artificial geral é alvo de debates entre especialistas (Imagem: whiteMocca/Shutterstock)

Avanço ou risco?

  • Enquanto a AGI não chega, ainda não há consenso sobre sua definição.
  • De forma geral, ela é vista como sistema capaz de compreender conhecimentos com os quais foi treinada e aplicá-los em diversidade de tarefas;
  • A Wikipedia vai além e diz que a inteligência artificial geral é “um tipo hipotético de agente inteligente [que] poderia aprender a realizar qualquer tarefa intelectual que seres humanos ou animais possam realizar”;
  • Já a OpenAI tem definição um pouco diferente, dizendo que a AGI é altamente autônoma e, inclusive, pode superar os humanos na maioria das tarefas;
  • Para o especialista em IA e fundador da Geometric Intelligence, Gary Marcus, ela é qualquer inteligência flexível e geral, comparável à inteligência humana.
  • No entanto, alguns pesquisadores defendem que a novidade pode representar uma ameaça real para a humanidade.