Carregamento sem fio de carros elétricos atinge recorde de densidade de energia

Pesquisadores alcançam marco histórico na recarga sem fio de veículos elétricos, ostentando a maior densidade de potência do mundo
Ana Luiza Figueiredo14/03/2024 15h13
ornl-wireless-charging-2
(Imagem: Genevieve Martin/ORNL, US Dept. of Energy)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Cientistas do Laboratório Nacional de Oak Ridge (ORNL), nos Estados Unidos, alcançaram a maior densidade de energia já registrada no mundo para carregamento sem fio de veículos elétricos (EVs). Este marco, alcançado com 96% de eficiência, marca um salto significativo no campo do transporte sustentável.

A pesquisa, financiada pelo Departamento de Energia dos EUA, centra-se na utilização de bobinas de acoplamento eletromagnético polifásicas com campos magnéticos rotativos para carregar sem fio um veículo elétrico de passeio de baixa potência a impressionantes 100 kW. Essa tecnologia tem o potencial de transformar o cenário de carregamento de EVs, tornando-o mais rápido, mais eficiente e mais conveniente do que nunca.

Leia mais:

O pesquisador principal, Omer Onar, expressou seu entusiasmo com a conquista, afirmando: “Alcançamos a maior densidade de energia do mundo para um sistema de carregamento sem fio para esta classe de veículo”. A tecnologia desenvolvida pelo ORNL possui densidades de energia de 8 a 10 vezes maiores do que a tecnologia de bobina convencional, capaz de aumentar a carga da bateria em 50% em menos de 20 minutos.

elétricos
(Imagem: Genevieve Martin/ORNL, US Dept. of Energy)

A nova tecnologia de carregamento sem fio de carros elétricos

  • O sistema patenteado utiliza campos eletromagnéticos para transferir energia para um EV, semelhante ao carregamento sem fio de pequenos dispositivos eletrônicos.
  • No entanto, a inovação do ORNL reside no uso de bobinas polifásicas, que permitem a transmissão de energia através de um espaço aéreo de doze centímetros e meio.
  • Este design eficiente e compacto, com bobinas medindo pouco mais de 35 centímetros de diâmetro, permite a máxima densidade de energia em um espaço mínimo.
  • Anteriormente, pesquisadores do ORNL haviam alcançado uma carga de 120 kW usando tecnologia de bobina convencional em testes de laboratório.
  • No entanto, esta última conquista representa um avanço significativo na integração de veículos, mostrando o potencial para adoção generalizada da tecnologia de carregamento sem fio em EVs de passeio.
  • A chave para o sucesso do ORNL está no projeto das bobinas de acoplamento eletromagnético polifásicas, que geram campos magnéticos rotativos para impulsionar a transmissão de energia.
  • “Essa conquista revolucionária abre as portas para o carregamento sem fio rápido e eficiente para veículos elétricos de passeio”, enfatizou Onar.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.