(Imagem: Sebastian Kaulitzki / Shutterstock)
Pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia do Sul da China (SUSTech) desenvolveram um dispositivo de imagem fotoacústica – que permite visualizar o interior do corpo humano – abrigado em um relógio com interface de imagem, uma mochila de 7 kg e um computador de mão. A invenção foi publicada na revista Optics Letters.
Entenda:
O dispositivo permite que o usuário se mova livremente enquanto escaneia vasos sanguíneos e mede a oxigenação do sangue, monitorando o funcionamento do coração. Graças ao foco do laser adaptável com resolução de 8,7 micrômetros (µm), o aparelho consegue visualizar estruturas de múltiplas camadas, como a pele, e a maioria dos pequenos vasos sanguíneos em um campo de visão máximo de cerca de 3 milímetros de diâmetro.
Leia mais:
Diferentemente do ultrassom, a imagem fotoacústica permite captar imagens internas do corpo humano com uma resolução muito maior. Com o relógio, o processo funciona assim: os pulsos de laser são absorvidos e convertidos em calor, causando a expansão termoelástica e emitindo ondas sonoras detectadas pelo aparelho.
“Sistemas de imagem vestíveis miniaturizados, como o que desenvolvemos, poderiam ser usados por centros de saúde comunitários para diagnóstico preliminar de doenças ou monitoramento de longo prazo de parâmetros relacionados à circulação sanguínea em um ambiente hospitalar, oferecendo informações valiosas para o tratamento de várias doenças”, disse Lei Xi, autor correspondente do estudo.
Esta post foi modificado pela última vez em 13 de março de 2024 13:34