Um recurso de proteção para a navegação em tempo real foi adicionado ao Google Chrome, e desse modo, a privacidade de quem utiliza o browser estaria mais protegida.

As informações são do The Verge. O Google alega que o novo recurso pode ocultar as URLs visitadas, e agora está disponível no modo padrão de navegação segura do Chrome.

publicidade

Leia mais:

Recurso vai aprimorar a verificação de URLs no modo de navegação segura no Google Chrome

  • A opção de navegação segura do Chrome é capaz de colocar URLs potencialmente inseguros a uma lista e emitir um aviso ao usuário antes dele entrar em um desses sites perigosos. Mas esse processo ainda tinha uma brecha.
  • O Google só atualiza esse banco de dados armazenado localmente entre 30 e 60 minutos. Dado que a maioria dos sites perigosos existem há menos de 10 minutos hoje em dia, muitos sites inseguros passam despercebidos. É essa falha que o novo recurso do Chrome vai corrigir.
  • Essa versão aprimorada da navegação segura lida com site maliciosos usando o banco de dados do servidor do Google, para capturar as URLs inseguras, mas faz isso com muito mais rapidez, em tempo real.
Chrome
(Imagem: slyellow / Shutterstock.com)

O recurso é opcional ao utilizar o navegador, e usuários que desejarem fazer o seu uso precisam fornecer ao Google mais dados relacionados à segurança para usufruir da proteção total.

publicidade

No processo para fortalecer a proteção da privacidade, o Google fará a verificação em tempo real dos sites perigosos que não conseguiu encontrar em seu banco de dados e, em seguida, enviará uma versão criptografada das URLs para um servidor de privacidade operado de forma independente.

Este servidor vai limpar qualquer rastro do potencial usuário, como endereços IP, mas não será capaz de descriptografar o URL. Depois, enviará o endereço URL para o banco de dados do servidor do modo navegação segura.

publicidade

Recebendo o endereço, a navegação segura poderá descriptografar o URL em seu formato hash completo — que ainda oculta o URL — e compará-lo com sua lista de sites perigosos. Ao encontrar uma correspondência, vai enviar o formulário hash criptografado ao Google, e avisará o usuário sobre o perigo de navegar naquela página.

O novo recurso de verificação em tempo real de URLs está atualmente disponível no Chrome para Desktop e no iOS, mas será lançado no Android ainda este mês.

Chrome
(Imagem: VideoBCN / Shutterstock.com)