De acordo com dados oficiais da Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde, a cidade de São Paulo está prestes a atingir o índice epidêmico de dengue, conforme classificação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo informações da Agência Brasil, a capital contabiliza 295 casos para cada 100 mil habitantes — para a OMS, taxas cima de 300 casos por 100 mil habitantes já indicam uma situação de epidemia. 

O que você precisa saber: 

publicidade
  • A vigilância epidemiológica municipal aponta crescimento de 1.668% nos casos de dengue na capital; 
  • Os casos passaram de 2.003 em dez semanas no início de 2023 para 35.417 casos nas dez primeiras semanas de 2024; 
  • Em todo estado, já são 558.475 casos notificados de dengue, sendo 224.945 casos confirmados e 106.190 em investigação. Há registro de 72 óbitos e outros 186 em investigação; 
  • Os casos confirmados no município de São Paulo mostram ainda que mulheres nas faixas etárias entre 20 e 49 anos estão entre os grupos mais vulneráveis para a doença. 

Leia mais! 

Temos como principal motivo [da expansão da dengue] a mudança climática. Juntamente com a chegada do fenômeno El Nino, constatou-se uma onda muito forte de calor e muita umidade. Essas duas condições já são suficientes para a progressão dos ovos na forma de larva e enfim o mosquito. Outro fator é a falta de imunidade de uma geração de pessoas. A população vai se sucedendo e muitas crianças e jovens não tiveram contato com o vírus, enquanto pessoas mais velhas já tiveram dengue, de surtos anteriores, e assim possuem uma vacina natural de imunidade contra a doença. E, por fim, o próprio ciclo da dengue que de tempos em tempos passa por um crescimento natural. 

Médico infectologista Evaldo Stanislau à Agência Brasil. 

Vale lembrar que o governo do estado de São Paulo decretou estado de emergência ante ao surto de casos de dengue no dia 5 de março. Ao todo, 44 municípios paulistas estão na classificação. 

publicidade

Com isso, gestores públicos podem destinar recursos para combater a doença sem precisar abrir licitações, além de contarem com aporte do Ministério da Saúde, pasta do governo federal. 

Dengue: como está a vacinação? 

De um total de 1,2 milhão de doses distribuídas pelo governo federal para 521 municípios, somente 250 mil vacinas contra a dengue foram aplicadas até o momento. O Ministério da Saúde selecionou um total de 521 municípios de 16 estados brasileiros, além do Distrito Federal, para realizar a vacinação contra a dengue via SUS. A aplicação vem ocorrendo desde fevereiro em regiões consideradas endêmicas. 

publicidade

É o caso de 11 municípios da região do Alto Tietês, em São Paulo. Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que ainda concentra maior número de hospitalizações por dengue, compõem o público-alvo da imunização.