O Titanic é, sem dúvidas, o navio mais famoso do mundo. O naufrágio da embarcação, em 1912, deixou mais de 1.500 mortos e a história foi eternizada nos cinemas. Além disso, os restos do navio ainda despertam interesse e acabaram levando a mais uma tragédia no ano passado, quando um submersível simplesmente desapareceu no oceano (fique por dentro das últimas novidades deste caso clicando aqui). Por isso, não é surpreendente imaginar que exista um projeto para construir um novo Titanic.

Leia mais

publicidade

Titanic II

Dono de negócios no setor de mineração, o bilionário australiano Clive Palmer lançou nos últimos dias, em um evento na Austrália, a terceira versão de seu projeto Titanic II. Os primeiros planos para a construção de uma réplica do famoso navio haviam sido apresentados em 2012, seguidos por uma nova proposta em 2018.

É muito mais divertido fazer o Titanic do que ficar sentado em casa contando meu dinheiro. Titanic II é algo que pode proporcionar paz. Pode ser um navio de paz entre todos os países do mundo. Milhões sonharam em navegar nele, vê-lo no porto e vivenciar sua majestade única. O Titanic II será o navio onde esses sonhos se tornarão realidade. Temos o prazer de anunciar que, após atrasos globais imprevistos, reencontramos parceiros para dar vida ao sonho do Titanic II. Que comece a jornada.

Clive Palmer

A empresa por trás do projeto é a Blue Star Line, da qual Palmer é presidente. As obras devem iniciar no primeiro trimestre de 2025.

publicidade
Imagem de como ficará o interior da réplica da embarcação (Imagem: divulgação/Blue Star Line)

Projeto quer reviver todos os aspectos originais da embarcação

  • Na cerimônia na qual anunciou os planos, Palmer apresentou o layout do navio e a aparência de cada sala, completo com atores vestidos com trajes de época.
  • Os passageiros serão incentivados a vestir-se exatamente como nos anos 1900, mas isso não será obrigatório.
  • O navio terá 269 metros de comprimento e 32,2 metros de largura, sendo um pouco mais largo que o original.
  • A capacidade será de 2.345 passageiros distribuídos em nove decks com 835 cabines.
  • Quase metade delas será reservada para passageiros de primeira classe.
  • Os passageiros da terceira classe serão tratados assim como na embarcação original.
  • Isso significa que receberão guisado e purê em mesas compridas em uma sala de jantar comunitária.
  • Outras refeições também estarão disponíveis para aqueles que desejam uma experiência menos autêntica.
Sala de jantar da terceira classe do Titanic II (Imagem: divulgação/Blue Star Line)
  • Não foi informado o valor que será cobrado dos passageiros e nem o custo necessário para construir a réplica da famosa embarcação.
  • Mas isso com certeza não é uma preocupação para Palmer, que recebe US$ 500 milhões (aproximadamente R$ 2,5 bilhões) em royalties de mineração todos os anos.

Um antigo vídeo, de 10 anos atrás, já mostrava a ideia do projeto: