(Imagem: Ibe van Oort / Shutterstock)
Na última quarta-feira (13), o Departamento de Conservação da Vida Selvagem de Oklahoma, nos Estados Unidos, usou o X (antigo Twitter) para divulgar imagens de uma estranha descoberta – que, à primeira vista, podem parecer ovos de alienígena saídos diretamente de um filme de ficção científica.
Entenda:
Descritos pelo Departamento como “bolas de gel que foram encharcados pela chuva”, os “ovos” são, na verdade, animais invertebrados chamados briozoários. Eles podem ser encontrados em todos os continentes – exceto a Antártica -, e a maior parte vive em água salgada. Algumas vivem em água doce e possuem aparência gelatinosa, exatamente como a descoberta dos biólogos.
Leia mais:
Os briozoários de água doce são comumente encontrados presos a rochas ou galhos de árvores. O grande ovo encontrado não abriga somente um organismo, mas uma grande colônia de animais que costumam começar seu processo de reprodução assexuada na primavera, atingem seu pico ao fim do verão ou outono e morrem no inverno.
Com uma cor esverdeada que pode, possivelmente, ser atribuída à ingestão de algas, os briozoários podem ajudar a melhorar a clareza da água, como explicou o Departamento de Conservação da Vida Selvagem de Oklahoma no X: “Esses animais são uma parte importante do ecossistema porque ajudam a limpar a água e servem como presas para mexilhões, caracóis e até pequenos peixes.”
Esta post foi modificado pela última vez em 18 de março de 2024 14:43