Uber vai ter que pagar indenização milionária a taxistas australianos

Mais de 8 mil taxistas se uniram para processar a Uber na Austrália, alegando que perderam grande parte de sua fonte de renda
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Ana Luiza Figueiredo 18/03/2024 20h39, atualizada em 01/04/2024 11h07
uber
Imagem: Marlon Trottmann/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Uber tomou um duro golpe na Austrália, e foi graças aos taxistas. Os motoristas de táxi do país ganharam uma indenização de US$ 178 milhões (R$ 894 milhões) após uma batalha legal onde eles alegam que seu negócio foi prejudicado com a chegada do aplicativo de viagens por lá. As informações são do Tech Xplore.

A Uber opera na Austrália desde 2012, porém, o processo só se iniciou em 2019, quando mais de 8.000 motoristas de táxi e proprietários de automóveis de aluguel uniram-se movendo uma ação coletiva, argumentando que perderam rendimentos substanciais em seus empregos.

Leia mais:

Michael Donelly, o principal advogado do caso, disse que o acordo foi o “quinto maior acordo de ação coletiva na história jurídica australiana”.

“A Uber lutou com unhas e dentes em todos os momentos de todos os dias, durante os cinco anos em que o processo ocorreu, tentando a todo momento negar aos membros do nosso grupo qualquer forma de reparação ou compensação por suas perdas”, disse Donelly.

“Mas nos tribunais, após anos recusando-se a fazer a coisa certa por aqueles que dizemos que eles prejudicaram, a Uber teve de ceder quando milhares de australianos comuns se uniram para encarar uma gigante global”, continuou o advogado.

Entre as acusações dos advogados que cuidaram do caso, estava a alegação de que a Uber não respeitou normas do país quando começou a operar em solo australiano, fazendo uso de carros não licenciados com motoristas não credenciados.

táxi uber
Imagem: Curioso.Photography/Shutterstock

Taxistas da Austrália chegaram a perder o ganha-pão

  • Segundo o Tech Xplore, o motorista de táxi Nick Andrianakis disse a repórteres que foi forçado a fechar seu negócio de táxis de 40 anos quando o serviço da Uber foi lançado.
  • “Perdi a paixão pelo trabalho… e perdi a renda que fornecia comida na mesa para minha família”, disse ele.
  • No lado da Uber, a empresa afirmou ao Tech Xplore que considera inapropriado comentar sobre o tamanho do acordo até que ele fosse assinado no tribunal.
Uber
(Imagem: Sundry Photography/ Shutterstock)

A Uber começou suas operações globais há mais de uma década, em um momento que não existiam medidas regulatórias para aplicativos de viagens em nenhum lugar do mundo, muito menos na Austrália.

Atualmente, no entanto, o Uber é regulamentado em todos os estados e territórios australianos, e o serviço é reconhecido no país como parte fundamental da mobilidade urbana e dos transportes.

A empresa diz ter feito “contribuições significativas” para os esquemas australianos de compensação aos táxis.

Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.