“Donzela”, lançado em 8 de março, rapidamente se tornou um dos filmes mais populares de 2024 na Netflix, conquistando o título em 127 países. Com o sucesso deste filme dirigido por Juan Carlos Fresnadillo, surge uma pergunta para os cinéfilos e amantes de contos de fadas: existem outros filmes parecidos com “Donzela” disponíveis nas plataformas de streaming?

Embora seja um conto de fadas fora do comum, “Donzela” está repleto de referências a outros filmes clássicos que abordam temas como princesas, maldades, lutas, coragem e heróis que moldam seus próprios destinos.

publicidade

Leia também:

A trama de “Donzela” segue a jornada de Elodie (interpretada por Millie Bobby Brown), uma jovem que concorda em se casar por conveniência para ajudar seu reino, que enfrenta duras condições devido ao frio intenso. No entanto, o que inicialmente parece uma história de conto de fadas se transforma em pesadelo quando a princesa Elodie é oferecida como sacrifício a um dragão que ameaça a família real, sendo jogada em uma caverna.

publicidade

Neste momento, escapando dos contos de fadas convencionais e desafiando os clichês dos romances fantasiosos, Fresnadillo nos traz uma heroína que forja seu próprio destino, rompendo com a tradicional imagem da donzela em perigo à espera de um príncipe encantado para salvá-la dos perigos.

Sem muitos diálogos e com um olhar que fala, Elodie passará pelo grande desafio de achar maneiras para sobreviver e manter a determinação em voltar para sua família.

publicidade

O elenco de “Donzela” apresenta não apenas Millie Bobby Brown, mas também nomes renomados como Robin Wright, conhecida por seus papéis em “House of Cards” e “Forrest Gump”, Angela Bassett, aclamada por sua atuação em “Pantera Negra” e “Tina”, e Nick Robinson, que se destacou em filmes como “Com Amor, Simon” e “Tudo e Todas as Coisas”.

A atriz Millie Bobby Brown em cena do filme "Donzela"
(Foto: Netflix)

Veja os cinco filmes parecidos com a Donzela disponíveis para assistir nas plataformas de streaming

1 – Caminhos da Floresta (Into the Woods) (2014)

Inspirado no renomado musical de mesmo nome, “Caminhos da Floresta” traz um elenco de peso, incluindo Meryl Streep, Emily Blunt e Chris Pine, entrelaçando os contos clássicos de Rapunzel, Chapeuzinho Vermelho, João e o Pé de Feijão e Cinderela em um universo singular.

publicidade

A trama acompanha a jornada de um padeiro (James Corden) e sua esposa (Emily Blunt), visitados pela bruxa vizinha (Meryl Streep), que lançou um feitiço sobre eles, impedindo a concepção de filhos. Em sua busca para desfazer o encanto, embarcam em uma jornada que entrelaça cada história, influenciando seus desfechos.

Tanto “Caminhos da Floresta” quanto “Donzela” apresentam personagens como figuras mais complexas, subvertendo o formato dos contos de fadas e proporcionando desenvolvimento aos personagens. Ambos os filmes abordam a ideia realista de que alcançar um sonho nem sempre é simples.”

Caminhos da Floresta é um um dos filmes parecidos com "Donzela"
Meryl Streep, James Corden e Emily Blunt em cena do filme “Caminhos da Floresta” Imagem: Divulgação

Disponível na Disney +

2 – A Princesa (The Princess) (2022)

Em “A Princesa”, estrelado por Joey King, Dominic Cooper e Olga Kurylenko, a protagonista compartilha semelhanças com “Donzela”. Após ser treinada em combate desde jovem, ela é forçada a casar com um príncipe brutal. Após deixá-lo no altar, ele invade o castelo, sequestra sua família e a trancam em uma torre. Com suas habilidades, a princesa luta para libertar sua família e derrotar o príncipe de uma vez por todas.

Ambos os filmes destacam um protagonista habilidoso com uma espada, mas “A Princesa” intensifica as sequências de ação e faz comparações diretas com contos de fadas, como na cena da torre.

Por fim, em “A Princesa”, a protagonista recebe apoio de sua família e amigos, enquanto em “Donzela”, testemunhamos a princesa Elodie enfrentando sozinha um dragão perigoso.

A Princesa é um dos filmes parecidos com "Donzela"
A atriz Joey King em cena do filme “A Princesa” Imagem: 2022 20th Century Studios/Divulgação

Disponível na Star+

3 – Uma Garota Encantada (Ella Enchanted) (2004)

Em “Uma Garota Encantada”, Anne Hathaway interpreta Ella, uma jovem dotada de um dom peculiar: a obrigação de obedecer a qualquer comando. Em meio a situações hilárias e românticas, Ella embarca em uma jornada para desfazer a maldição que lhe foi imposta e salvar seu príncipe encantado.

Ella e Elodie compartilham um impulso semelhante para sobreviver, resgatando-se do perigo imposto por outros. No entanto, Ella abraça um tom mais cômico, o que realça os momentos de seriedade.

A natureza musical do filme adiciona uma sensação de conto de fadas, permitindo que a história satirize o gênero e revele as personalidades dos personagens de forma concisa. Os felizes para sempre do filme parecem merecidos, enquanto o público desfruta das risadas ao longo do caminho.

Uma Garota Encantada é um dos filmes parecidos com "Donzela"
A atriz Anne Hathaway em cena de “Uma Garota Encantada” Imagem: David Appleby/Miramax Films Photographer/Divulgação

Disponível na Netflix, na Amazon Prime Video e na Apple TV

4 – Para Sempre Cinderela (Ever After) (1998)

“Ever After”, um dos filmes parecidos com “Donzela”, reinventa a história da Cinderela, sem magia ou fadas madrinhas. Com um estilo de época, mantém a essência original. Os personagens são mais complexos, com destaque para o príncipe, sua relação com o pai e o futuro como rei. O filme também explora a personagem da madrasta, especialmente em sua relação com Danielle (interpretada por Drew Barrymore).

Danielle, assim como Elodie, é habilidosa com a espada e luta com ferocidade, como visto no clímax do filme. Ela também usa sua astúcia para vencer adversários. Seu plano de ajudar uma amiga fingindo ser uma nobre se complica quando ela se apaixona pelo príncipe, mas sua inteligência é recompensada no final.

A história de Danielle aborda temas sombrios de contos de fadas, como tristeza, pertencimento e coragem. Ela supera seus desafios com determinação e o apoio de seus entes queridos, tornando o filme emocionante e realista.

Para Sempre Cinderela é uum dos filmes parecidos com "Donzela"
Os atores Drew Barrymore e Dougray Scott em cena do filme “Para Sempre Cinderela” Imagem: Divulgação

Disponível na Amazon Prime Video

5 – A Princesa Prometida (The Princess Bride) (1987)

Um avô conta uma história de conto de fadas para seu neto, com uma bela princesa, duelos de esgrima e gigantes. O conto segue a vida de Buttercup (interpretada por Robin Wright), uma princesa que se apaixona por um camponês Westley (interpretado por Cary Elwes).

Depois de acreditar que ele está morto, ela se casa com um príncipe, mas logo descobre sua maldade. No dia do casamento, Buttercup é sequestrada, onde reconhece seu amado camponês entre os sequestradores. Juntos, eles enfrentam muitos desafios para ficarem juntos.

“A Princesa Prometida” adota um tom mais leve em comparação com “Donzela”, mas ainda possui momentos de suspense, especialmente com Westley e o confronto final com o Príncipe Humperdinck (interpretado por Chris Sarandon). Como um bônus adicional, ambos os filmes contam com Wright, que interpreta a Rainha Isabelle em “Donzela”.

A Princesa Prometida é um dos filmes parecidos com "Donzela"
Os atores Cary Elwes e Robin Wright em cena do filme ” A Princesa Prometida” Imagem: Divulgação

Disponível na Amazon Prime Video, Apple TV e YouTube