Revelando diversas novidades durante o GTC 2024, conferência anual de desenvolvedores, a Nvidia anunciou uma nova plataforma de hardware e software que irá auxiliar na construção de robôs humanoides (semelhantes aos humanos) com recursos de inteligência artificial generativos (GenAI).

Conforme a Reuters, o sistema deve alimentar tanto o robô quanto a IA, oferecendo ferramentas para que eles ‘assimilem’ ações com base em informações combinadas de linguagem, vídeo, “demonstrações humanas” e experiências passadas. 

publicidade

Leia mais! 

O que você precisa saber: 

publicidade
  • Chamado de Projeto GR00T, os componentes genAI serão adicionados à plataforma de hardware e software existente da empresa para robótica; 
  • O computador por trás do software genAI é chamado de “Jetson Thor”, sendo baseado em um dos chips de IA da empresa; 
  • O computador dará ao robô potência computacional suficiente para executar tarefas complexas e interagir com pessoas e máquinas; 
  • O conjunto de ferramentas de software é chamado de plataforma “Isaac”, e os novos recursos GR00T genAI serão projetados para operar em “qualquer incorporação de robô em qualquer ambiente”; 
  • As ferramentas incluem a capacidade de treinar o software para tomar melhores decisões ao longo do tempo, um processo conhecido como aprendizagem por reforço. 

Esses robôs mais inteligentes, mais rápidos e melhores serão implantados nas indústrias pesadas do mundo. Estamos trabalhando com todo o ecossistema mundial de robôs e simulação para acelerar o desenvolvimento e a adoção. 

Rev Lebaredian, vice-presidente de Omniverse e Tecnologia de Simulação, em resposta a repórteres. 

A Nvidia acrescentou que também deve lançar modelos robóticos pré-treinados e outros softwares que melhorarão as funções de braços robóticos e as capacidades de detecção multicâmera. 

Mais detalhes sobre a nova plataforma da Nvidia não foram divulgados. A empresa não mencionou prazos para lançamento ao mercado ou preços. 

publicidade

Outras novidades Nvidia 

Com foco em seu novo chip de IA, a Nvidia revelou também o Blackwell B200 GPU, chamado pela empresa de “o chip mais poderoso” para inteligência artificial. Veja mais aqui